ASTROFESTA 2017 - Monsaraz recebe o Universo!

Ago
25
Ago/25 00:00 - Ago/27 00:00
Monsaraz

A maior e mais antiga festa de divulgação de Astronomia em Portugal!

 

 

Quando: 
Sexta, 25 Agosto, 2017 (Todo o dia) a Domingo, 27 Agosto, 2017 (Todo o dia)
Onde: 
Monsaraz

Monsaraz recebe o Universo!

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência irá novamente, em 2017, organizar a mais antiga festa anual de divulgação de Astronomia realizada em Portugal – a Astrofesta.

É na Astrofesta que os astrónomos amadores partilham experiências de observação e de conhecimento sobre equipamentos. É o ambiente onde se travam novas amizades e se celebram, em pleno verão, as maravilhosas descobertas da Astronomia ao longo dos tempos. Em vinte e três edições, a Astrofesta tem sido o encontro nacional onde muitos de nós espreitam pela primeira vez pelo telescópio.

Este ano, a Astrofesta será em Monsaraz, numa parceria do MUHNAC com o Observatório do Lago Alqueva, o Centro Ciência Viva de Constância e a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.

Reguengos de Monsaraz é um município com inúmeras atrações: o cante alentejano, a gastronomia, o vinho, a olaria, os monumentos megalíticos, as oliveiras milenares, a vila medieval de Monsaraz, e claro, o céu maravilhoso da Reserva Dark Sky Alqueva, certificada como Tourism Destination pela Starlight Foundation. A região, protegida da poluição luminosa das grandes cidades, é um dos locais mais escuros do mundo.

No fim de semana de 25, 26 e 27 de agosto, com a Lua em quarto crescente, iremos contar com uma diversificada programação de atividades que agradarão a crianças e adultos.

Quem nunca viu Saturno, a Via Láctea ou a galáxia de Andrómeda, através de um telescópio?

Quem quer aprender a fotografar o céu e quem quer partilhar as suas experiência como astrónomo amador? A oportunidade é a Astrofesta, 2017!

A participação é gratuita!

Conheça o programa aqui.

Organização:
Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, Centro Ciência Viva de Constância, Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Observatório do Lago Alqueva

Apoios:
Ciência Viva, SUPERINTERESSANTE, Antena 1, Bombeiros, Guarda Nacional Repúblicana, MATRIZ Radical