Borboletário

BornoletárioO Borboletário do Museu Nacional de História Natural e da Ciência é a primeira estufa de criação de borboletas da fauna Ibérica aberta ao público. Localizado no Jardim Botânico, o Borboletário do MUHNAC é um jardim de plantas mediterrânicas habitado por várias espécies e borboletas. Estas podem ser observadas nas diversas fases do seu ciclo de vida: ovo, lagarta, crisálida e adulto.

O Borboletário foi inaugurado no dia 11 de novembro de 2006 e foi um projeto inicialmente idealizado e concretizado pela associação Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

No Borboletário ensinamos a biologia das borboletas e sua interação com as plantas, contribuindo assim para despertar o interesse do público para a importância da conservação da natureza e da biodiversidade.

Para além de ser um espaço de lazer, o Borboletário desenvolve três linhas de ação: criação de borboletas, propagação de plantas hospedeiras e educação ambiental.

O Borboletário foi criado para proporcionar às crianças e jovens, em idade escolar, um novo espaço de aprendizagem de uma importante parcela do nosso património natural: as borboletas. Com este projeto pretende-se ainda sensibilizar a sociedade para as questões ambientais, despertando o seu interesse para a conservação da natureza. Para concretizar este objetivo são desenvolvidas várias atividades para grupos escolares de diferentes faixas etárias, assim como para o público em geral.