Ciclo de Conversas light

À conversa com Ana Sofia Reboleira

Quinta, 11 Junho, 2015 -
Sala Vandelli - Museu Nacional de História Natural e da Ciência

O ciclo de conversas light pretende ser um conjunto de encontros informais com investigadores, historiadores e fotógrafos para uma conversa descontraída sobre a luz e as suas vertentes e aplicações. A acontecer mensalmente até ao final do ano, esta é uma atividade programada no âmbito do Ano Internacional da Luz e das tecnologias baseadas na luz. Participe! Prometemos encontros descontraídos e iluminados!

Convidado: Ana Sofia Reboleira, Biologia

Luz é fonte de vida! A generalidade dos seres vivos dependem da luz para obter o seu alimento, através de um complexo processo biológico conhecido por fotossíntese. Se a luz é apanágio de vida, é também verdade que a vida encontra sempre o seu caminho e milhares de espécies adaptaram-se a habitats onde a luz não penetra. As profundezas constituem o território mais desconhecido e inexplorado da Terra. É nesta terra incognita que a ausência de luz imprime uma pressão marcante na evolução dos seres vivos, transformando estes ecossistemas em verdadeiros laboratórios biológicos.

Ana Sofia Reboleira é doutorada em Biologia e espeleóloga desde tenra idade. Especializada em entomologia e ecossistemas subterrâneos, desenvolve a sua investigação na Universidade de Copenhaga, no prestigiado Museu de História Natural da Dinamarca.

Numa conversa intitulada “O admirável mundo da vida sem luz”, a Doutora Ana Sofia Reboleira conversará sobre a biologia dos habitantes das profundezas e da exploração de grutas em distintas regiões, desde Portugal à gruta mais profunda do planeta.

Entrada livre.

PRÓXIMAS SESSÕES: