Tenha a bondade de descobrir-se

Exposição de Rodrigo Bettencourt da Câmara

13 de Novembro de 2015 a 29 de Novembro de 2015

Sala da Cortiça | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

“O conjunto de imagens fotográficas tem como referente o Liceu Pedro Nunes .

Tratam-se de imagens do edifício antes das obras de remodelação concluídas em 2010. Essas imagens documentam lugares dentro do Liceu, espaços que acumularam o tempo e a passagem de um imenso número de alunos e professores.

Uma escola é, ou deverá ser, um lugar de múltiplas experiências e descobertas, onde cabem diferentes saberes; um espaço adaptável, mutável, revisível e preferencialmente flexível, dotado de um espírito de curiosidade e de avidez de compreensão, tal como a ciência.

No seu tempo de existência, a (hoje chamada) Escola Secundária Pedro Nunes tem acompanhado os avanços científicos. Ano após ano, aquilo que se tem ensinado nas suas salas de aula, ora tem sido infinitamente repetido, ora vai dando lugar a novas teorias, novas concepções, novas formas de pensar e ver o mundo.

Este projeto fotográfico pretendeu também refletir sobre as descobertas da adolescência e da juventude e as aprendizagens diversas, em épocas e gerações distintas; sobre os espaços e as memórias que foram partilhados, nesta escola, por essas diferentes gerações e sobre os acontecimentos pessoais e coletivos que este Liceu, com mais de cem anos, testemunhou.

Interessou-me igualmente, neste projeto, o momento de transformação dos lugares de memória, ou a iminência dessas transformações. Neste trabalho tentei captar a espectativa da remodelação do edifício e a coexistência de espaços renovados e metamorfoseados em tempos diferentes, resultado da contínua adaptação do edifício a novas necessidades e constantes desafios.”

Rodrigo Bettencourt da Câmara

Exposição temporária