Projeto europeu BIG PICNIC arranca em Portugal

MUHNAC desenvolve programa de atividades de sensibilização para as questões relacionadas com a alimentação saudável e sustentável.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) integra o consórcio internacional do projeto BIG PICNIC, que pretende transformar Jardins Botânicos de toda a Europa e do Uganda em centros de reflexão e diálogo sobre a temática da segurança alimentar.

Com o principal objetivo de promover a Dieta Mediterrânica e o uso e preservação das espécies nativas, o MUHNAC encontra-se a desenvolver um programa de atividades de sensibilização para as questões relacionadas com a alimentação saudável e sustentável. São atividades dirigidas ao grande público de forma a proporcionar uma maior troca de experiências e conhecimentos entre gerações.

Grow Locally, Cook Healthily (Alimentos Locais, Cozinha Saudável) é o mote para a produção de uma exposição itinerante, a inaugurar no MUHNAC para posterior digressão nos espaços públicos de Lisboa e de outras cidades nacionais, promovendo junto do público o interesse nas questões da alimentação saudável. Para além desta exposição vão ser realizados workshops de cozinha, Mercados biológicos, Cafés de Ciência, e muitas outras atividades que contarão com o envolvimento de parceiros locais no âmbito desta temática.

Em 2016, a equipa do MUHNAC esteve presente nas duas primeiras reuniões de início do projeto (em junho, na Grécia e em outubro, na Holanda) onde a troca de conhecimentos e contactos com colegas de outros jardins botânicos foi muito enriquecedora e importante para o desenvolvimento das atividades durante os próximos dois anos.

O site oficial do BIG PICNIC está online: www.bigpicnic.net. Conheça melhor este projeto e não deixe de participar nas atividades programadas para 2017.