Cem Traças

Exposição de Tetyana Chkyrya e Pedro Araújo

Quando: 
17 de Dezembro de 2016 a 28 de Fevereiro de 2017
Onde: 

Antigo Laboratório de Química Analítica | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Esta exposição deriva do projeto "Cem Traças", um trabalho de ilustração científica, desenvolvido com borboletas noturnas - vulgo traças - da coleção de insetos do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC). Os ilustradores Tetyana Chkyrya e Pedro Araújo desenvolveram-no no âmbito do Mestrado em Desenho da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Anteriormente foi publicado o livro "Cem Traças", que cataloga as 100 ilustrações realizadas e apresenta alguma informação geral sobre a biossistemática e localização geográfica dos espécimes estudados.

Aí estão representadas 16 famílias de borboletas noturnas e cada ilustração correspomde a um exemplar específico da coleção.

O objetivo principal é fazer uso e demostrar a ilustração científica como meio de comunicação de ciência por excelência, promover e divulgar a importância das coleções científicas, nomeadamente da coleção de insetos do MUHNAC e ainda mostrar a grande diversidade deste grupo, muitas vezes desconhecida do público.

 

Exposição temporária