Herbário LISU (Briófitos)

Esta coleção é constituída por cerca de 70 mil exemplares, dos quais 75% resultam de colheitas efetuadas após 1980.

Zygodon forsteri (Dicks. ex With.) Mitt.

Todos os espécimes foram recentemente transferidos para novas instalações que garantem boas condições de preservação. A coleção inclui exemplares de briófitos de todo o mundo, em particular de Portugal e da Península Ibérica, sendo a maior em Portugal.

Esta coleção encontra-se organizada taxonomicamente e grande parte dos espécimes mais recentes resultam de colheitas efetuadas durante o desenvolvimento de teses de doutoramento e dissertações de mestrado, bem como projetos de investigação nacionais e internacionais, levados a cabo pela equipa de criptogamia do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

São de destacar as coleções antigas de Welwitsch, Pereira Coutinho e E. J. Mendes, para além das importantes coleções ibéricas e macaronésicas recolhidas e organizadas nos séculos XX e XXI por Cecília Sérgio, Manuela Sim-Sim, César Garcia e colaboradores.

A coleção de briófitos está catalogada em suporte de papel e os espécimes portugueses estão em base de dados com respetiva a georreferenciação.

A equipa é constituída por Cecília Sérgio (Curadora) e César Garcia (Curador Assistente).

 

Tipo de coleção: 
Coleção de História Natural
Unidade: