Córtex

Exposição de fotografias de Isabel Romero

Quando: 
7 de Julho de 2017 a 24 de Setembro de 2017
Onde: 

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

"Quando pela primeira vez saí de Lisboa em direcção ao Alentejo (há 2 anos, logo depois de me mudar do Brasil para cá), ainda na autoestrada, da janela do carro, pude avistar os montados.

Era Verão, começo de Julho, tudo estava dourado e vi aquelas árvores!

Com os troncos cor de vinho tinto, que árvores eram aquelas? Hipnotizaram-me.

Apaixonei-me pelos sobreiros naquele instante e decidi que queria fotografá-los.

Os sobreiros tornaram-se, então, o tema de um projeto fotográfico para o Curso de Fotografia do Atelier de Lisboa, iniciado em Outubro de 2015.

Fotografado ao longo de 8 meses, até até Junho de 2016, após inúmeras viagens ao Alentejo, e mais de 3000 imagens depois, cheguei às 9 imagens desta exposição.

Já tinha visto sobreiros antes, mas nunca os vira sem a casca, nem com as dimensões que atingem aqui. Este trabalho permitiu-me compreender a sua enorme importância económica para Portugal.

Os sobreiros são árvores preciosas.

Crescem em Portugal nas condições mais ingratas de solo e de clima. Nenhuma outra espécie florestal consegue sobreviver em terras tão secas e tão pobres, e em condições de clima tão adversas. Nenhuma árvore dá tanto exigindo tão pouco."

Isabel Romero

Nota biográfica

Isabel Romero (São Paulo, Brasil) é artista plástica e paisagista. Frequenta o Curso de Projecto do Atelier de Lisboa desde 2015

Exposições:

A Cidade – Exposição Coletiva de Fotografia do Atelier de Lisboa,   25 de Junho a  15 de Julho de 2017 , na Confeitaria,  Rua João Saraiva, 28A, Alvalade, Lisboa

Agradecimentos:

Aos amigos que me apoiaram nessa empreitada, ao Atelier de Lisboa, e ao Manuel.

 

Apoios:

Corticeira Amorim

Primedrinks

Inauguração dia 6 de julho, às 19h00

Exposição de Arte e Ciência