A régua de cáculo ainda se usa?

Dez
15
Dez/15 18:45 - Dez/15 19:45
Reserva Visitável do Laboratório Chimico | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

60 Minutos de Ciência com Anabela Teixeira e Luís Ribeiro

Quando: 
Quinta, 15 Dezembro, 2016 -
18:45 a 19:45
Onde: 
Reserva Visitável do Laboratório Chimico | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

A régua de cáculo ainda se usa?

Tudo o que fazemos no dia a dia envolve números, cálculos e contas. Nesta sessão iremos explorar um tipo de instrumento que veio possibilitar maior facilidade e rapidez de cálculos aritméticos, a régua de cálculo. São muitos os modelos que têm sido construídos, adaptados a diferentes tipos de aplicações, nomeadamente para cálculos de engenharia de várias especialidades. Falaremos um pouco sobre a origem e o desenvolvimento destes instrumentos, que já foram utilizados por estudantes e profissionais de todo o mundo e que ajudaram a resolver problemas extremamente complexos.  Se tem uma régua de cálculo, traga-a consigo, queremos conhecer e registar mais modelos e suas aplicações, de modo a enriquecer o nosso levantamento de réguas utilizadas ou produzidas em Portugal.  

Anabela Teixeira  - MUHNAC-UL | LUDUS e Luis Ribeiro (IST)

Anabela Teixeira é professora de Matemática do ensino secundário, atualmente destacada na Associação Ludus. É colaboradora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa desde 2010, onde organiza e desenvolve atividades de divulgação da Matemática para o grande público e valoriza as suas coleções de Matemática. Mestre em Matemática pela Universidade de Coimbra e doutoranda da Universidade de Lisboa, a desenvolver uma tese sobre a vida e obra do matemático José Sebastião e Silva (1914-1972). Tem como áreas de investigação e interesse: História da Matemática e do seu ensino, Património científico e cultural. 

Luís Ribeiro é Doutorado em Engenharia de Minas (UTL) e professor associado com agregação no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa onde é responsável pela área disciplinar HIDROGEOLOGIA e ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. Investigador do CERIS/IST. Autor de mais de 500 publicações científicas e coordenador de mais de duas dezenas de projectos de I&D nacionais e internacionais. Tem desenvolvido trabalho de divulgação em áreas transversais como A ÁGUA NAS CIDADES, ÀGUA E MÙSICA e A ÁGUA NAS CIVILIZAÇÕES AMERÍNDIAS. 

Atividade gratuita. Dirigida ao grande público.

 

Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Este programa decorrerá nas terceiras quintas feiras de cada mês, pelas 18h45.