Palestras "Dinossauros que viveram na nossa terra"

Set/28 18:30 - Set/28 19:30
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Com Francisco Ortega | UNED, Madrid

Trabalhos de escavação de um dinossáurio saurópode na jazida da Junqueira (Santiago de Litém, Pombal)

Quarta, 28 Setembro, 2016 -
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Tema: Paleobiogeografia dos répteis peri-Atlânticos: do Jurássico Superior português: resposta a padrões de vicariância ou dispersão?

O registo fóssil do Jurássico Superior de Portugal é muito rico em vestígios de vertebrados continentais, incluindo dinossáurios, crocodilos, tartarugas, peixes ou mamíferos primitivos. Este registo tem sido tradicionalmente interpretado como estando estreitamente relacionado com as formas conhecidas em níveis sedimentares correlativos da América do Norte. Nesta conferência serão apresentados os estudos mais recentes sobre as faunas de vertebrados representadas no Jurássico Superior de Portugal e os modelos paleobiogeográficos, relacionados com as primeiras fases de abertura do setor norte do oceano Atlântico, que melhor se ajustam para explicar a composição das faunas desenvolvidas em ambos os lados do Atlântico Norte no final do Jurássico

Francisco Ortega | UNED, Madrid

Francisco Ortega é paleontólogo e professor na Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED) de Madrid. Tem trabalhado sobre o registo fóssil de vertebrados do Jurássico Superior de Portugal há mais de duas décadas, em colaboração com distintas instituições portuguesas, nomeadamente o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. No seu curriculum conta com algumas centenas de publicações científicas e tem participado em diversas campanhas de escavação paleontológicas tanto em Espanha como em Portugal, nos Estados Unidos da América ou na Argentina. Tem colaborado na descrição de várias novas espécies de dinossáurios e de outros vertebrados, como por exemplo os dinossáurios Concavenator corcovatus, Lohuecotitan pandafilandi ou Morelladon beltrani.

Sobre as Palestras

Integrado no âmbito das atividades em torno da exposição "Dinossauros que viveram na nossa Terra", patente no MUHNAC, o ciclo de palestras pretende focar diferentes temas relacionados com a paleontologia de dinossáurios e o património paleontológico em Portugal. Estas palestras têm como objetivo divulgar os trabalhos de investigação que têm vindo a ser desenvolvidos sobre as faunas de dinossáurios e de outros vertebrados continentais do Jurássico Superior de Portugal, bem como promover a reflexão e discussão sobre questões relacionadas como a proteção e valorização do património paleontológico.

Atividade destinada ao público em geral

ENTRADA LIVRE

PRÓXIMAS SESSÕES

12 de outubro | Gomes (1915-1916): 100 anos de Icnologia de vertebrados em Portugal

26 de outubro | Dinossáurios terópodes do Jurássico Superior de Portugal

Mais informações sobre a Exposição "Dinossauros que viveram na nossa terra" aqui.