Matemática recreativa

Ações de formação LUDUS para Professores

Sábado, 18 Fevereiro, 2017 - 09:00 a Sábado, 25 Março, 2017 - 18:00
Auditório Manuel Valadares | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

A Matemática Recreativa é o conjunto dos resultados, problemas, métodos e ideias matemáticas que, se bem que objeto da atenção dos profissionais, podem ser apreciadas por muitos mais. A História deu-nos vários exemplos, em que a recreação e a seriedade se combinam: a teoria das probabilidades nasceu da análise, a pedido de jogadores, dos jogos de azar; a teoria de grafos tem o seu ponto de partida no estudo que Euler realizou sobre o puzzle ‘As Pontes de Koenigsberg’. Alguns problemas, apesar de serem extremamente difíceis, têm enunciados fáceis de compreender, constituindo grande parte da Matemática Recreativa. Por exemplo, números perfeitos são os que igualam a soma dos seus divisores, como o 6 (6=1+2+3). Há números perfeitos ímpares? Há uma infinidade de números perfeitos? Estas questões são talvez as mais antigas da matemática, e continuam sem resposta... Como instituição especialmente vocacionada para esta área, a Associação Ludus propõe esta ação, que considera de grande alcance matemático, pedagógico e cultural.

Datas: 18 de fevereiro, 18 de março e 25 de março de 2017 (sábados)

Horário: 9h-18h (25 horas, 1 crédito)

Preçário: Consulte aqui

PRÓXIMAS FORMAÇÕES