Alguergue de Nove

Alguergue de Nove, um jogo com história em Portugal

Foto_ Luís Filipe Lopes

O Livro de jogos de Afonso X, o Sábio, terminado em 1283, um ano antes da morte do erudito monarca, começa assim:

“Porque Deus quis que os homens pudessem dispor naturalmente em si próprios de todas as formas de alegria, a fim de poderem enfrentar as preocupações e os problemas, quando estes surgissem, os homens buscaram maneiras de realizar completamente essa felicidade. Pelo que descobriram e fizeram muitos tipos de jogos e de trebelhos com que se alegrar” [1]

Os jogos acompanham a história da Humanidade e podem ser objetos surpreendentes: as suas regras variadas, os seus diversos propósitos e os seus contextos constituem ricos elementos culturais. Descobrir as suas origens, o desenvolvimento das regras e dos elementos de cada jogo é um longo processo de investigação com avanços e recuos. Muitos não chegaram integralmente até nós e, em muitos casos, os vestígios do passado escondem-se atrás de lendas e mitos. Outros, pelo material mínimo necessário para serem praticados, desapareceram ou não deixaram vestígios arqueológicos.

Um capítulo do Livro de Jogos do rei Afonso X, fonte incontornável para o estudo dos jogos de tabuleiro medievais, é dedicado ao Jogo do Alguergue. Encontram-se gravações dos vários tipos de tabuleiros deste jogo em muitos locais, nomeadamente em Portugal.

O objeto exposto este mês é uma réplica de elevadíssima qualidade em madeira do Alguergue de Nove, também conhecido por Jogo do Moinho ou Nine Men’s Morris, embora sejam dados, por todo o mundo, muitos outros nomes. No âmbito dos jogos matemáticos é classificado como um jogo de padrão, em que o alinhamento de três peças permite capturar uma adversária. Resultados de investigação sobre este património dos jogos são apresentados na exposição Jogos Matemáticos através dos Tempos, patente desde 2008 no MUHNAC.

[1] Silva, J.N. (2013), O Livro de Jogos de Afonso X, o Sábio, Tradução comentada, Lisboa: Apenas Livros, p.41.

Atividades associadas ao Objeto do mês de outubro, no MUHNAC:

Passeio pelos Alguergues de Lisboa | 8 de outubro | 11h00 | Inscrições abertas
"Como pode um jogo mudar o mundo?" - Ciclo de conversas 60 Minutos de Ciência | 13 de outubro | 18h45 | Entrada Livre
Exposição "Jogos matemáticos através dos tempos" - Visita orientada | 15 de outubro | 3€/pessoa
Torneio de Alguergue de Nove (Durante a Feira da Matemática) | 22 de outubro | Participação gratuita