Que matemática está por detrás das Leis de Mendel?

Jan
19
Jan/19 17:30 - Jan/19 18:30
Caleidoscópio - Anfiteatro | Jardim do Campo Grande

60 Minutos de Ciência com Alexander Kovacec

Quando: 
Quinta, 19 Janeiro, 2017 -
17:30 a 18:30
Onde: 
Caleidoscópio - Anfiteatro | Jardim do Campo Grande

As semelhanças existentes entre as características dos pais e dos filhos (altura, cor da pele, etc.) intrigaram o homem desde os tempos mais remotos, levando-o a procurar incessantemente as razões deste facto.

Ora, durante muitos séculos, as justificações encontradas eram pouco convincentes e nem mesmo Darwin, o pai da teoria da evolução, conseguiu explicar tais semelhanças. Só em meados do século XIX o frade Gregor Mendel, com as suas experiências sobre cruzamentos de plantas, trouxe, pela primeira vez, luz sobre o assunto. Ele formulou os princípios que regem a transmissão dessas características, hoje conhecidos como as leis da hereditariedade, que revolucionaram a biologia e lançaram as bases da genética.

Nesta sessão, os participantes irão aprender e aplicar regras probabilísticas que, de uma forma natural, explicam os resultados de Mendel sobre a hereditariedade dos seres vivos.

Nota biográfica: 
Nascido 1955 em Viena de Áustria, Alexander Kovacec concluiu o seu doutoramento em Viena no ano de 1980. Desde 1990 que é Professor Auxiliar do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Leciona as unidades curriculares de Álgebra e Lógica, colaborando com o Projeto Delfos, dirigida aos mais jovens e de preparação para as Olimpíadas da Matemática. Revisor de vários artigos científicos, escreve recensões para a maior base de dados dedicada à matemática, o Zentralblatt der Mathematik. Para além de publicações dentro da sua área de especialidade, Alexander Kovacec dedica-se também à divulgação das ciências matemáticas.

Vídeo Completo

2ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.