Para que servem os dados geográficos?

Fev
16
Fev/16 17:30 - Fev/16 18:30
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

 60 Minutos de Ciência com Rui Pedro Julião

Quando: 
Quinta, 16 Fevereiro, 2017 -
17:30 a 18:30
Onde: 
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Tudo acontece algures e, desde sempre, o Homem tem explorado o conhecimento do território para suportar a sua organização em sociedade e as suas atividades. Nos dias de hoje, os dados geográficos estão presentes no nosso quotidiano sem que muitas vezes nos apercebamos de tal facto. Vamos assim perceber para que servem os dados geográficos e o que com eles estamos e podemos vir a fazer.

 

Nota biográfica:

Rui Pedro Julião, doutorado em Geografia e Planeamento Regional (especialidade de Novas Tecnologias em Geografia), Professor Auxiliar e Coordenador Executivo do Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Professor Auxiliar Convidado do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (Nova IMS) da Universidade Nova de Lisboa e investigador do CICS.NOVA (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais), onde coordena o Grupo de Modelação Espacial, Social e Planeamento.

Coordena o Grupo de Trabalho do Cadastro criado pelo Despacho Conjunto n.º 9389/2016, de 22 de Julho, que integra a Direção-Geral do Território (DGT), Autoridade Tributária (AT), Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) e Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Desempenhou recentemente (de 2002 a 2012) as funções de Subdirector-Geral do Instituto Geográfico Português (responsável pelas áreas de Investigação & Desenvolvimento, Cadastro e Sistema Nacional de Informação Geográfica) e de membro eleito do Management Board do Eurogeographics (associação europeia dos institutos geográficos nacionais) e do Executive Committee do EUROGI (associação europeia dos utilizadores de informação geográfica).

Foi Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) de 2012 a 2016.

É autor de várias publicações (cerca de 60) incluindo livros, capítulos em livros, artigos e comunicações editadas ao nível nacional e internacional e participa regularmente nas principais conferências nacionais e internacionais no domínio da ciência e sistemas de informação geográfica como orador e moderador de sessão, bem como ao nível da organização.

Vídeo completo

2ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.

Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.