Os “Reis da Europa Selvagem” chegam ao MUHNAC a 2 de março

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e o Grupo Lobo apresentam a exposição ‘Reis da Europa Selvagem – os nossos últimos grandes carnívoros’. A inauguração está marcada para 2 de março, às 18H00, no MUHNAC.

Tirar uma fotografia com um urso nas Montanhas da Cantábria, caminhar no habitat natural do lobo-ibérico e lince-ibérico ou observar de perto animais naturalizados são algumas das experiências propostas pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) na nova exposição “Reis da Europa Selvagem – os nossos últimos grandes carnívoros”.

Uma exposição cientificamente rigorosa que combina as vertentes didática e lúdica para dar a conhecer a biologia, o habitat, os hábitos alimentares, a organização social e as ameaças aos grandes carnívoros europeus – o urso, o glutão, o lince e o lobo – bem como a sua relação histórica e cultural com o Homem. É dedicada uma especial atenção ao lince-ibérico, o felino mais ameaçado do mundo, e ao lobo-ibérico, cujas populações continuam ameaçadas.

Cristiane Bastos-Silveira, curadora da coleção de mamíferos do MUHNAC, explica que a exposição se centra em torno dos grandes carnívoros por serem «um dos grupos animais mais controversos e complexos de gerir em termos de conservação devido, em grande parte, à existência de uma hostilidade muito enraizada na história e cultura da humanidade e também à ideia que ainda persiste de que o impacto destas espécies na vida do Homem é negativo».

Em seis módulos, esta emblemática exposição vai permitir contemplar num total de 486 m2, mais de 40 exemplares naturalizados, integrados num cenário expositivo de imagens, sons e novas tecnologias que conduz o público a uma viagem pelas áreas geográficas onde vivem estes animais.

«Temos algumas novidades, como dois dioramas totalmente produzidos no MUHNAC que representam os habitats do lobo e do lince ibéricos, mas também uma experiência de realidade aumentada onde o público vai ter a possibilidade de imergir um cenário virtual».

Para além de dar a conhecer os grandes carnívoros europeus, esta exposição é também mais uma face visível do projeto Life Med-Wolf, de que o Grupo Lobo, uma associação não-governamental de Ambiente cuja missão é a conservação do lobo e do seu ecossistema em Portugal, é o coordenador nacional.

Francisco Petrucci-Fonseca, Presidente do Grupo Lobo, explica que esta exposição, em parceria com o MUHNAC, «insere-se numa das ações do projeto Life Med-Wolf, cujo objetivo é diminuir o conflito entre a presença do lobo e as atividades humanas, em regiões rurais onde os hábitos culturais de coexistência se perderam. Esta exposição possibilita o conhecimento de espécies emblemáticas da nossa fauna, com dados científicos apresentados de uma forma acessível ao público em geral».

Direcionada para o grande público e para todas as idades, “Reis da Europa Selvagem – os nossos últimos grandes carnívoros” é uma oportunidade única para conhecer melhor estas espécies, mas também lança pontes para uma maior tolerância e compreensão para com estes grandes carnívoros.

Galerias de imagens:
Inauguração da exposição "Reis da Europa Selvagem - os nossos últimos grande carnívoros"