O Jardim Botânico Tropical e o indizível no «Mundo Português»

Maio/18 10:00
Jardim Botânico Tropical | Belém

Percursos de Turismo Sustentável - Património, Ciência e Saúde

Quinta, 18 Maio, 2017 - 10:00
Jardim Botânico Tropical | Belém

Visita guiada ao Jardim Botânico Tropical, com Ana Godinho.

Ao longo desta visita falar-se-á sobre a história do Jardim Botânico Tropical (JBT), desde a sua fundação, em 1906 até aos nossos dias. Abordar-se-ão temas como a vocação didática que teve por base a constituição deste Jardim, considerado essencial ao ensino agronómico em Portugal, centro de estudo, de investigação científica e experimental de novas culturas trazidas das então colónias portuguesas, por forma a valorizar e desenvolver as economias locais.

Por outro lado, em 1940 o JBT acolheu a “Exposição do Mundo Português” por cerca de seis meses, cujo objetivo final foi o de enaltecer o Estado Novo tornando-se um marco político e cultural daquele regime. A exposição teve vários pavilhões temáticos relacionados com a História de Portugal, as suas atividades económicas, cultura, regiões e territórios ultramarinos. Situou-se entre a margem direita do rio Tejo e o Mosteiro dos Jerónimos e a seção colonial foi constituída no espaço atualmente ocupado pelo JBT. Ao longo da visita ver-se-ão as várias construções que remontam a esta altura.

Toda a visita será complementada por informações relacionadas com a coleção botânica viva proveniente, grande parte, de zonas tropicais e subtropicais.

Número limite de inscrições: 20

Ponto de encontro: Jardim Botânico Tropical - Largo dos Jerónimos, 1400-209 Lisboa

Atividade gratuita, mediante inscrição prévia
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Atividade inserida no programa comemorativo do Dia Internacional dos Museus e do Fascínio das Plantas. Conheça o programa completo.

Programa Percursos de Turismo Sustentável

Criado no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em parceria com universidades, museus, centros de ciência, associações e sociedades científicas entre outros, o programa Percursos de Turismo Sustentável decorre de maio a dezembro de 2017 e convida todos os interessados a participar num conjunto de visitas e percursos de valorização do património natural e cultural gratuitamente.