Indígenas e Fenícios em Lisboa

Percursos de Turismo Sustentável - Património, Ciência e Saúde

Sábado, 16 Setembro, 2017 - 10:00
Baixa Pombalina e Alfama

Visita orientada por Ana Sofia Antunes e Eva Leitão.

O percurso centra-se na primeira metade do I milénio a.C. e pretende, com base nas evidências arqueológicas conhecidas, abordar a ocupação de Lisboa no Bronze Final e no período de presença ou de influência fenícia, explorando as diferenças entre os dois tipos de culturas e discutindo o tipo de instalação que os fenícios efectuaram em Lisboa e o modo como interagiram com as populações indígenas. Para o efeito, o percurso inicia-se na Praça da Figueira, onde se documentou ocupação do Bronze Final e termina na Rua de São João da Praça, passando pelo Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros e pelos antigos Armazéns Sommer, locais com testemunhos da influência fenícia, destacando-se no NARC a observação de habitações com lareira central e de uma área industrial do século V a.C. e nos Armazéns Sommer a descoberta de habitações, de uma área portuária e de uma estela funerária com escrita fenícia do século VII a.C.. Nos casos em que os vestígios arqueológicos não são actualmente visíveis, recorrer-se-á a documentação de apoio que ilustre graficamente a narrativa.

Número limite de inscrições: 15

Ponto de encontro: Praça da Figueira (junto da estátua de D. João I)

Observações: aconselha-se que os participantes levem água, roupa adequada às condições meteorológicas e usem calçado confortável.

Atividade gratuita, mediante inscrição prévia
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Programa Percursos de Turismo Sustentável
Criado no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em parceria com universidades, museus, centros de ciência, associações e sociedades científicas entre outros, o programa Percursos de Turismo Sustentável decorre de maio a dezembro de 2017 e convida todos os interessados a participar num conjunto de visitas e percursos de valorização do património natural e cultural gratuitamente.