O Cretácico do concelho de Lisboa - A formação das rochas e a sua aplicação

Sábado, 22 Julho, 2017 - 10:00
Rua Eduardo Bairrada

Dinamizadores: Cláudia Pinto, Pedro Leonardo e Miguel Inácio

No percurso serão apresentados os ambientes de deposição/formação das rochas calcárias e basálticas pertencentes ao Período Cretácico que aflora na área do concelho de Lisboa. Serão descritos os fenómenos de deposição das vasas na bacia de sedimentação e processos conducentes à formação das rochas calcárias. Serão descritos os episódios de vulcanismo ocorridos, que culminaram nas espessas escoadas visíveis no Geomonumento.

Quando possível serão efetuadas comparações com análogos atuais.

Far-se-á igualmente uma abordagem às questões relacionadas com a exploração desses materiais para a indústria construtiva e ornamental e no percurso será igualmente possível ver, nas fachadas, a aplicação dos calcários como rocha ornamental - Lioz.

Número limite de inscrições: 20

Ponto de encontro: Rua Eduardo Bairrada - Junto ao Parque Urbano do Rio Seco

Atividade gratuita, mediante inscrição prévia
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Programa Percursos de Turismo Sustentável

Criado no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em parceria com universidades, museus, centros de ciência, associações e sociedades científicas entre outros, o programa Percursos de Turismo Sustentável decorre de maio a dezembro de 2017 e convida todos os interessados a participar num conjunto de visitas e percursos de valorização do património natural e cultural gratuitamente.