MUHNAC colabora na aproximação virtual do rosto de mercador do século XVI

Colaborador do MUHNAC-ULisboa contribui para definir imagem virtual da face de Luís de Castro do Rio, antigo mercador rico que morreu em 1579 e foi padroeiro do Convento do Espirito Santo, atualmente Quinta do Conventinho em Loures.

Aproximação facial 3D por Filipe Franco (CIEBA - Centro de Investigação em Estudos em Belas Artes)

Luis Filipe Lopes, curador da coleção de insetos do MUHNAC-ULisboa e bolseiro de pós-doutoramento, desempenhou um papel técnico essencial para, em colaboração com Filipe Franco, do CIEBA - Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Nathalie Antunes-Ferreira, do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz e Inês Caldas, da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, executarem um trabalho que levou à obtenção da imagem virtual facial de Luís de Castro do Rio, antigo mercador português do século XVI.  
 
Com base em dados arqueológicos e documentais, os especialistas conseguiram dar vida à personagem de Luís de Castro do Rio, atribuindo-lhe um rosto virtual que está patente em vídeo na exposição Narrativas de um Território, no Museu de Loures.
 
Mas para além dos dados arqueológicos e documentais, para definir esta imagem foi essencial o trabalho de Luis Filipe Lopes de digitalização do crânio do mercador em 3 dimensões. Usando um scanner 3D NextEngine, assim como, o software ScanStudio foi feita a «digitalização do crânio e a edição inicial (alinhamento e fusão, limpeza, correção e simplificação do modelo) até estar em condições de ser usada por Filipe Franco», explica o colaborador do MUHNAC-ULisboa.
 
Sem este trabalho meticuloso, seria muito difícil chegar com a mesma precisão à imagem de aproximação da fisionomia de Luís de Castro do Rio à data da sua morte. «Uma aproximação facial precisa sempre de uma base de trabalho, quer seja realizada fisicamente com um crânio, quer seja realizada sobre uma réplica 3D do crânio», afirma Luis Filipe Lopes.
 
Para saber mais sobre este trabalho: