Inaugura hoje na Estufa Fria exposição Plantas na Primeira Globalização do IICT-MUHNAC

Depois de 10 anos em viagem por Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Itália ou China, a exposição itinerante As Plantas na Primeira Globalização regressa agora a Lisboa, desta vez patente ao público  na Estufa Fria, entre 6 de Julho e 17 de Setembro.

Esta exposição itinerante, organizada inicialmente pelo Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) em 2007 e baseada no livro A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses do Professor José Mendes Ferrão, aborda a troca de plantas entre continentes no período dos Descobrimentos, um dos capítulos menos estudados sob o ponto de vista agrícola mas, sem dúvida, um dos que tiveram reflexos científicos, técnicos, económicos e sociais mais marcados e mais duradouros.

Alimentos como a mandioca, o milho, a malagueta, hoje tão comuns nas várias gastronomias, são alguns exemplos da importância dos portugueses na introdução destas e outras plantas nos vários continentes, levando à alteração de hábitos alimentares e até no desenvolvimento económico dos diferentes países.

Para além da informação patente na exposição, os visitantes poderão percorrer a Estufa Fria e observar in situ as plantas vivas que, em tempos, estiveram na origem destas trocas entre os continentes.

A inauguração decorre hoje, 6 de julho, às 18H00 e a exposição estará patente até dia 17 de setembro de 2017.