Passeio Matemático por Leiria

Quarta, 27 Setembro, 2017 - 15:00
Leiria

Dinamizadores: DMAT – ESTG – IPLeiria

Linha reta pelo que é torto até à Sé fragmentada, por ruas e ruelas entendemos a calçada. Somos guiados até ao Lobo, o da Praça animada, que no meio ou na esquina nos envolve num quadrado, relaxado, onde pombos e crianças se misturam com o padrão que reflete do chão.  Para refrescar, pelas fontes devemos passar. Primeiro, o cruzamento entre o Lena e o Lis, mas depois vêm os três que é uma conta mais feliz! E de frente lá está ele, a espreitar por entre as pontes que sobre si se elevaram, com arcadas, madeira, metal ou aspeto sinusoidal. E lá no alto, noutro nível, numa curva superior, as muralhas do Castelo espreitam.

Vimos tudo? Matemática, onde te escondes em Leiria? As arcadas do salão piscam o olho à Nossa Senhora de Encarnação. Há fôlego, há coragem para subir a escadaria? Tu pela esquerda, eu pela direita, no cimo te encontraria… e poderíamos descobrir que no chão ou nas paredes o padrão prosseguiria.

Número limite de inscrições: Dois grupos de 15 pessoas

Duração: 2 horas

Ponto de encontro: Porta do Castelo de Leiria

Atividade gratuita, mediante inscrição prévia
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Programa Percursos de Turismo Sustentável

Criado no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em parceria com universidades, museus, centros de ciência, associações e sociedades científicas entre outros, o programa Percursos de Turismo Sustentável decorre de maio a dezembro de 2017 e convida todos os interessados a participar num conjunto de visitas e percursos de valorização do património natural e cultural gratuitamente.