Saúde e Sustentabilidade: como pô-las no prato?”

Nov
08
Nov/08 17:30 - Nov/08 18:30
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Ciclo Cafés de Ciência "Big Picnic, Big Questions?"

Quando: 
Quarta, 8 Novembro, 2017
Onde: 
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Como introduzir hábitos alimentares mais saudáveis? Como promover o consumo de plantas locais, sem esquecer a partilha de saberes entre gerações?

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, através do projeto europeu “Big Picnic, Big Questions?”promove, até outubro de 2018 um ciclo de Cafés de Ciência com o objetivo de discutir as diferentes dimensões da alimentação saudável e sustentável.

Neste primeiro Café Ciência vamos discutir questões sobre nutrição, integrando as questões ligadas à agronomia e sustentabilidade, com 4 especialistas de diferentes áreas.

Participação livre, sujeita a lotação da sala (30 lugares)

Inscrições e mais informações:
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

 

Notas biográficas

João Manuel da Silva Alves – Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF)

Licenciado em Biologia, pela Faculdade de Ciências – Universidade de Lisboa. Pós-Graduado em “Gestão Estratégica, Controlo de Gestão, Marketing & Comunicação e Gestão de Projetos”. Atividade Profissional como Técnico Superior (Assessor Principal) do SNPRPP/SNPRCN/ICN/ICNB/ICNF, desde outubro de 1982. Exercício de diversos cargos de Dirigente (de nível superior e intermédio), entre junho-1999 e maio-2000 e entre outubro-2003 e junho-2013. Vogal dos Conselhos de Administração das Sociedades Polis Litoral, Ria Formosa, S.A. (entre julho-2008 e novembro-2016) e Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, S.A. (desde novembro-2013). Apoio à gestão do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), desde julho-2013. Assegura o Secretariado Executivo do Plano de Ação para a Conservação do Lince Ibérico (PACLIP 2015- 2020), desde janeiro de 2014. Envolvimento da participação do ICNF no Projeto Ibérico LIFE+10/NAT/ES/000570 - Iberlince. Acompanhamento, por parte do ICNF, do projeto da SPB e Phytos, sobre “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”, co-financiado pelo POSEUR 2020 e pelo Fundo Ambiental (ex-FCNB).

 

Luís F. Goulão – Universidade de Lisboa – Colégio Food, Farming and Forestry (F3)

Doutorado em Eng.ª Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Investigator no Centro Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF). Experiência em coordenação de projetos de investigação e de cooperação internacional valorizando abordagens multi-ator para produzir impacto em questões de segurança alimentar e nutricional e de sustentabilidade ambiental, com base em ciência, capacitação e agendas de ação. Gestor estratégico da interdisciplinaridade da Universidade de Lisboa, nos domínios da alimentação, da agricultura e da floresta, oferecida pelo Colégio Food, Farming and Forestry (F3).

 

Maria João Gregório – Direção-Geral da Saúde (DGS)
Nutricionista e doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP). Desde 2011 é docente da FCNAUP, das unidades curriculares de Comunicação, Projeto de Comunicação e Política Nutricional da licenciatura em Ciências da Nutrição. É investigadora da Unidade de Investigação EpiDoC do CEDOC da NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é também adjunta do Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde.

 

Teresa Mariano – Associação Portuguesa de Nutrição (APN)
Nutricionista | Direção da Associação Portuguesa de Nutrição
Licenciatura em Ciências da Nutrição - Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
Pós Graduação em Nutrição Pediátrica - Universidade Católica Portuguesa

 

Sobre o Projeto Big Picnic:

Promovido pela Botanic Gardens Conservation International (BGCI) com sede em Londres, o projeto Big Picnic, Big Questions foi desenhado para envolver o público em geral numa reflexão sobre o futuro da nossa alimentação. O público europeu e do Uganda será o destinatário, até abril de 2019, de exposições itinerantes, publicações, atividades e eventos participativos que pretendem disseminar os conteúdos sobre segurança alimentar e sensibilizar para uma alimentação saudável e sustentável.

Em Portugal, o projeto está a ser coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa) e decorre no Jardim Botânico de Lisboa. A missão do MUHNAC-ULisboa no âmbito do consórcio inclui a promoção de uma rede de parceiros – locais, numa fase inicial e posteriormente nacionais - envolvendo-os na dinamização e promoção da Dieta Mediterrânica, usando e preservando as plantas nativas.

Alimentação Saudável e Sustentável é o mote para o projeto Big Picnic em Portugal, integrando o desenvolvimento deste Ciclo de Cafés de Ciência.