Afinal, o que é a Estrela de Natal?

Nov
16
Nov/16 17:30 - Nov/23 18:30
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

60 Minutos de Ciência com Rui Agostinho

Quando: 
Quinta, 16 Novembro, 2017 - 17:30 a Quinta, 23 Novembro, 2017 - 18:30
Onde: 
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Os textos bíblicos são vagos sobre o que deveras aconteceu. Não contêm informação rigorosa que permita descortinar os eventos que ocorreram e, por isso, as interpretações possíveis são diversas.​

Nesta conversa serão apresentados e discutidos os dados que existem na Bíblia, assim como as diversas hipóteses que envolvem o que terá sido a "Estrela de Belém”.  Isso passa por determinar a data do nascimento de Cristo e enquadrá-la na história  local da região, que estava dominada pelo Império Romano. O fenómeno astronómico em si também  sofreu diversas hipóteses de interpretação, que serão debatidas na sua plausibilidade. Por fim, chegaremos à conclusão, para além de todas as dúvidas, que a “Estrela de Belém” foi mesmo….  apareça!

Nota biográfica:

Rui Agostinho é investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Licenciou-se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e fez o doutoramento em Física e Astrofísica na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, EUA. É membro de várias associações científicas nacionais e internacionais: Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Astronomia, União Astronómica Internacional e Sociedade Astronómica Europeia. Foi, durante mais de uma década, diretor do Observatório Astronómico de Lisboa.

Vídeo completo.


2ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"

Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados.

Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.