Ossos Moles

Do artista Jorge Leal

5 de Abril de 2018 a 6 de Maio de 2018

Laboratório de Química Analítica | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Pensar uma exposição para um espaço inserido num museu de ciência levou-me a uma zona de fronteira entre a realidade e a fantasia. Desde criança que me interesso pelas ciências naturais. Recolher ossos nas incursões pelo campo é-me natural. À semelhança dos troféus que a criatura de Predator (John McTiernan, 1987) coleciona, eles são as recordações dos meus passeios que guardo e recorrentemente manuseio em busca de uma pista criativa.

Os ossos são ambivalentes no sentido em que, embora remetam para a estrutura a que outrora pertenceram, assumem uma presença escultórica nova e independente. Para mim é imediato, a partir da observação atenta de um osso, ver outras formas e pensar em mutações a partir de uma vértebra ou crânio. Esta forma lúdica de olhar para as coisas existe no meu trabalho através da minha constante procura de outras camadas de significado visual para além das imediatamente reconhecíveis. Um osso é um osso e é outra coisa qualquer, como a pistola em eXistenZ (David Cronenberg, 1999), a arma em 2001, A Space Odyssey (Stanley Kubrick, 1968) ou a solução para derrotar o Rancor em The Return of the Jedi (Richard Marquand, 1983).

Os trabalhos que apresento jogam com esta ambivalência entre ser fiel ao osso como tema e querer derivar a partir dele. Esta zona de fronteira entre observação naturalista e brincadeira de criança orientou todos os trabalhos que apresento. A contradição proposta pelo título da exposição reforça a incongruência aparente da relação entre as várias representações de ossos, porque desenhar é uma consequência de ver mas não necessariamente de ser fiel à realidade. As incongruências que existem nas representações fazem parte da suspension of disbelief necessária, tal como num filme ou livro, à plena fruição visual dos desenhos e à participação ativa no humor que percorre toda a exposição.

Março de 2018
Jorge Leal