Cuidado! Invasoras Aquáticas

Exposição desenvolvida no âmbito do projeto ibérico LIFE INVASAQUA

Lagostim-vermelho-da-luisiana. © J. Oscoz-Univ. Navarra

Quando: 
4 de March de 2022 to 31 de August de 2022
Onde: 

Sala A042 | Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

“CUIDADO! INVASORAS AQUÁTICAS” é uma exposição itinerante desenvolvida pelo Museu Nacional de Ciências Naturais (CSIC) de Madrid, no âmbito do projeto ibérico LIFE INVASAQUA, o qual conta em Portugal com a participação da Universidade de Évora, da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e a SIBIC – Sociedade Ibérica de Ictiologia, que apoiaram o desenvolvimento desta mostra.

Na exposição é possível ficar a conhecer as espécies aquáticas invasoras da Península Ibérica, o seu grau de ameaça à fauna e flora autóctones, bem como as consequências e o impacto ambiental, socioeconómico e sanitário que estas espécies causam.

Os rios e estuários de Portugal e Espanha contêm cerca de 200 espécies exóticas de fauna e flora, aumentando a uma taxa de cerca de duas espécies novas por ano. Algumas destas espécies têm grandes impactos económicos nos serviços dos ecossistemas e na biodiversidade, sendo importante aumentar a sensibilização para este problema. Em Portugal algumas das espécies invasoras mais marcantes são: o Siluro, um peixe que pode atingir 2,8 metros e 120 quilos de peso, o jacinto-de-água, o lagostim-vermelho-da-luisiana e o mexilhão-zebra. Este último é um recém-chegado com potencial para, à semelhança do que sucedeu em Espanha, causar milhões de euros de prejuízos anuais.

O projeto LIFE INVASAQUA tem o objetivo de alertar a sociedade civil e diferentes grupos chave para esta problemática.

Exposição temporária