Cientistas na escola

Noite Europeia dos Investigadores lança programa que leva cientistas às escolas

Notícia
O Programa "Cientistas na Escola", convida as escolas das regiões de Braga, Coimbra, Lisboa e Évora a receber investigadores das respetivas Universidades, durante o ano letivo.

A edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) 2022-2023, subordinada ao tema Ciência para Todos – Sustentabilidade e Inclusão (SCIEVER – Science for Everyone – sustainability and inclusion), contempla o Programa Cientistas na Escola (Researchers @ Schools), que tem como principais objetivos:

- Aproximar a ciência da comunidade escolar pelo desenvolvimento de atividades que pretendem divertir, ensinar e desmistificar a ciência;

- Envolver os jovens na ciência através desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre alunos, professores e investigadores, de diferentes áreas disciplinares;

- Sensibilizar os alunos para a relevância da ciência e das carreiras científicas na resolução dos desafios sociais atuais e futuros.

Este programa, convida as escolas das regiões de Braga, Coimbra, Lisboa e Évora a receber investigadores das respetivas Universidades. Em conjunto, alunos, professores e investigadores vão desenvolver, ao longo do ano letivo, projetos de investigação que respondam a desafios sociais, no âmbito da temática da Inclusão e Sustentabilidade.

Com esta iniciativa, os alunos têm a oportunidade de desenvolver um primeiro contacto com a investigação, orientados por investigadores de diversas áreas científicas: Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Tecnologia, Matemática, Física e Química, Ciências Naturais e do Ambiente e Arquitetura, Arte e Design, entre outras.

Mais informações em: noitedosinvestigadores.org