Eugénia Fronteira e Silva (1942-2023)

Quando morre alguém que nos é muito querido, a tristeza é naturalmente enorme. Quando esse alguém morre subitamente, sem nada que o fizesse prever, à dor da tristeza junta-se o choque e a consternação.

Morreu ontem uma das voluntárias mais antigas do Museu, a Eugénia Fronteira e Silva.

Ao longo dos anos, o seu contributo para o trabalho do Museu foi extraordinário. A Eugénia participou ativamente na reorganização das nossas coleções, deu formação a muitos voluntários, estudantes e bolseiros, apoiou projetos e investigadores, ajudou na recuperação de património científico do Instituto de Orientação Profissional, do Instituto Bacteriológico Câmara Pestana, dos liceus Passos Manuel, Camões e Pedro Nunes, entre muitos outros, para além da sua alma mater, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

O que gostava de fazer era inventário, como ela dizia. Sempre curiosa e com incessante vontade de continuar a aprender, participou em múltiplos congressos, seminários e visitas de estudo organizadas pelo Museu.

Além disso, era uma pessoa de uma grande sensibilidade e sentido de humor. Muito querida por todos. Deixa-nos muitas saudades e para sempre memórias da sua vivacidade, generosidade e saber.

Marta Lourenço, Diretora
19 Agosto 2023