Museus e democracia

MUHNAC organiza encontro nacional "Museus para a transição da democracia, 1974-1990"

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência, o pólo História. Territórios. Comunidades. e o Plano Nacional das Artes, organizam o encontro nacional ‘Museus na Transição para a Democracia, 1974-1990’, enquadrado nas Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974. O evento tem lugar no Museu, nos dias 14 e 15 de março de 2024.

Tal como todos os domínios da sociedade, as instituições de memória em Portugal alteraram-se significativamente, nas suas práticas e na sua conceção, em resultado do 25 de Abril de 1974. Assim se transformou o panorama dos museus portugueses, também enquadrado em dinâmicas de libertação da ditadura e de aspiração democrática. Transversalmente às múltiplas vivências políticas, sociais e culturais em período de transição para a democracia, os museus foram um campo de emergência de novas questões científicas, profissionais, societais e institucionais.
Sobre este contexto histórico destacamos os eixos de trabalho que pretendemos problematizar:

1.    Movimentos sociais: direito à cultura e direito à memória
2.    Ideologias e modelos: (re)estruturação da administração pública
3.    Novos patrimónios e museus, novos profissionais

Enquadrado nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974, o encontro ‘Museus na Transição para a Democracia, 1974-1990’ pretende refletir sobre as vivências, as memórias e as histórias dos primeiros anos de democracia nos museus portugueses. Haverá palestras, testemunhos, mesas-redondas e comunicações orais.

As inscrições para o evento já estão abertas assim como, as submissões de comunicações.
Saiba mais em: www.museus.ulisboa.pt/museus-na-transicao-para-a-democracia-1974-1990