Conferência

7 - 9 Janeiro 2023

Dia 7 janeiro - Culturgest
Dia 9 janeiro - Museu Nacional de História Natural e da Ciência

O Museu de História Natural e Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), tem a honra de apresentar Lonnie G. Bunch III, Secretário do Instituto Smithsonian, numa conversa pública sobre Racismo na Praça Pública: O Papel dos Museus em Conversas Difíceis, mas Necessárias. Bunch irá explorar a necessidade crítica dos museus de todo o mundo de trabalharem colaborativa e criativamente para recuperar e reconhecer os legados dolorosos do tráfico de escravos, de forma a promover justiça social e novas visões para o futuro.

O evento terá lugar dia 7 de janeiro, 2023, às 18h30 na Culturgest, seguido de um simpósio de um dia, Acertando Contas com o racismo: A Memória Social do Comércio de Escravos, a realizar no dia 9 de janeiro, no MUHNAC-ULisboa.

Ambos os eventos são apresentados em colaboração com o Museu de Lisboa, Culturgest, Acesso Cultura, Batoto Yetu Portugal, e o Slave Wrecks Project – uma rede internacional que faz parte do Museu Nacional Smithsonian de História e Cultura Afro-Americana, em Washington DC.

The Museum of Natural History and Science of University of Lisbon (MUHNAC-ULisboa), Portugal is honored to present Lonnie G. Bunch III, Secretary of the Smithsonian Institution, in a public conversation on “Race in the Public Square: The Role of Museums in Difficult but Necessary Conversations.” He will explore the critical need for museums around the world to work collaboratively and creatively to recover and reckon with the painful legacies of the global slave trade in ways that promote social justice and foster new visions for the future.

This event will be held January 7, 2023, 6:30 pm at Culturgest in Lisbon. An accompanying one-day symposium, “Reckoning with Race: The Social Memory of the Slave Trade” will be held on January 9, 2023 at Museum of Natural History of University of Lisbon at Rua Escola Politécnica.

Both events are presented in collaboration with the Museum of Lisbon, Culturgest, Acesso Cultura, Batoto Yetu Portugal, and the Slave Wrecks Project an international network hosted by the Smithsonian National Museum of African American History and Culture in Washington, DC.

Nota sobre a fotografia principal
Recipiente que, a pedido dos líderes das comunidades da Ilha de Moçambique (de onde partiram os escravizados a bordo do navio São José), levou solo da Ilha para ser despejado no mar ao largo da Cidade do Cabo, onde foram descobertos os destroços do São José, de forma a tranquilizar os espíritos dos escravizados que pereceram no naufrágio. Este recipiente foi entregue ao Secretário Lonnie Bunch aquando da sua visita à Ilha, por um régulo que lhe deu as seguintes instruções: "Quando este solo for depositado no local onde se deu o naufrágio, será a primeira vez que os nossos antepassados dormirão na sua terra. Traga-os para casa e diga-lhes que eles nunca serão esquecidos."

Imagem