Branca Edmée Marques

Visita orientada

Sábado, 21 Novembro, 2015 - 15:00 a 16:00
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Branca Edmée Marques, discípula de Marie Curie, mostra instrumentos e espaços onde terá trabalhado sobre a radioatividade na antiga Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa.

Branca Edmée Marques nasceu em Lisboa em 1899. Tendo concluído com distinção máxima a licenciatura de Ciências Físico-Químicas, integrou em 1925 os quadros docentes da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa na qualidade de Segundo Assistente, sendo a única senhora entre professores e funcionários do Laboratório de Química. A Junta de Educação Nacional concede-lhe em 1931 uma bolsa que havia solicitado para se especializar no estudo da radioatividade no Laboratoire Curie do Institut du Radium (Paris), onde desenvolveu,  em conjunto com Marie Curie, vários trabalhos até 1936.

A 21 de Novembro de 1935 (já depois da morte de Marie Curie), mediante provas públicas sobre o seu estudo experimental da cristalização fracionada dos sais de bário radífero, foi-lhe concedido o grau de Doutor com a mais alta classificação para provas de doutoramento em França. De regresso a Lisboa, fundou o Laboratório de Radioquímica que viria a dar origem ao Centro de Estudos de Radioquímica da Comissão de Estudos de Energia Nuclear, primeiro centro de investigação em Química da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do qual foi diretora até ao final de uma carreira académica de mais de 30 anos nesta instituição.

Destina-se a público geral e famílias

Sem marcação prévia

Preço: 3€ / pessoa