XXXV Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis

Minerais e Saúde

Quinta, 8 Dezembro, 2022 - 15:00 a Domingo, 11 Dezembro, 2022 - 18:00
Átrio | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

A Feira Internacional dos Minerais, Gemas e Fósseis está de regresso ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência!

Este evento, que constitui desde 1988, uma grande festa no Museu e uma marca na vida cultural da cidade, reúne coleccionadores e comerciantes de minerais, gemas e fósseis, oriundos de vários países da Europa, bem como um vasto público, representado por milhares de visitantes, que tem aqui uma oportunidade ímpar de adquirir ou simplesmente deleitar-se com a observação de exemplares únicos.

Horário da Feira:
- 8 dezembro: 15h00 / 20h00
- 9 dezembro: 10h00 / 20h00
- 10 dezembro: 10h00 / 20h00
- 11 dezembro: 10h00 / 18h00

Como habitualmente, paralelamente à Feira, terá lugar um programa complementar de atividades de divulgação cultural e científica, este ano sob o tema geral “Minerais e Saúde”.

Entrada livre na Feira dos Minerais.

PDF PROGRAMA

8 de dezembro - 15h00
Abertura da XXXV Feira Internacional de Minerais, Gemas e Fósseis
Átrio do Museu

CONFERÊNCIAS
Espaço Feira

8 de Dezembro - 16h00
Mineralogia na Saúde
Manuel Francisco Pereira | Diretor dos Museus e Geociências do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

9 de Dezembro - 16h00
Minerais e Pedras Preciosas na Pharmacia
João Neto | Diretor do Museu da Farmácia

10 de Dezembro - 16h00
Valor terapêutico dos minerais na medicina portuguesa do Humanismo ao Iluminismo
Adelino Cardoso | Centro de Humanidades da FCSH, Universidade Nova de Lisboa

NOTAS BIOGRÁFICAS ORADORES

LABORATÓRIOS
Espaço Feira

A Mina de Ciência - “Atividades de divulgação em ciência e tecnologia”
Com a participação do Centro Ciência Viva do Lousal
Horários:
8 de dezembro - 15h00 às 19h00
9 a 11 de dezembro - 11h00 às 18h00

Efeito anti-ácido do leite de magnésia
Atividade laboratorial realizada pelo Clube Português de Mineralogia
Horário:
8 a 11 de dezembro - durante o evento no espaço do Clube Português de Mineralogia

EXPOSIÇÕES
(sobre temas geológicos no Museu)

Minerais: identificar, classificar
Exposição introdutória à sistemática dos minerais na qual estão patentes alguns dos mais belos exemplares das coleções do Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

Jóias da Terra: o minério da Panasqueira
Exposição sobre a geologia, a mineralogia, a exploração mineira nas minas da Panasqueira.

Entre Dinossáurios
Conheça os diferentes tipos de fósseis de dinossáurio e quais as regiões de Portugal em que são mais abundantes. A partir da investigação realizada no Museu, a exposição apresenta trabalhos de escavação, de preparação laboratorial e de identificação de fósseis de Allosaurus encontrados na jazida de Andrés (Pombal). Descubra o que nos dizem os diferentes fósseis e os sedimentos ali encontrados sobre como era o ecossistema nesse local há 150 milhões de anos.

SPECERE
Rochas, minerais, fósseis, aves e mamíferos naturalizados, conchas, insetos, folhas de herbário, coleções em meio líquido incluindo invertebrados marinhos, peixes e répteis e anfíbios são alguns dos mais de mil espécimes que estão patentes nesta exposição. Uma pequena amostra dos muitos milhares de espécimes guardados nas reservas do MUHNAC, resultado de dezenas de anos de investigação e fonte inesgotável de estudos futuros.

CARTAZ FEIRA MINERAIS