Como conhecemos a história da Vida na Terra ao longo do tempo? Como eram os ambientes e as faunas da Região Oeste de Portugal há 150 milhões de anos?
Sala de exposições temporárias - Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Como conhecemos a história da Vida na Terra ao longo do tempo? Como eram os ambientes e as faunas da Região Oeste de Portugal há 150 milhões de anos? Estas são algumas das perguntas que a exposição Dinossauros que viveram na nossa Terra pretende responder.
A exposição está dividida em cinco módulos, cada um dedicado a um membro geológico constituído por um conjunto de rochas sedimentares, que representa um intervalo de tempo entre o Jurássico Superior e o Cretácico. Em cada uma destas secções são apresentados alguns dos fósseis encontrados nos diferentes níveis sedimentares que afloram na Região Oeste de Portugal, com especial ênfase no concelho de Torres Vedras.
A exposição Dinossauros que viveram na nossa terra foi concebida para a comemoração dos 15 anos da Sociedade de História Natural (SHN), e esteve patente no Museu Municipal Leonel Trindade (Torres Vedras) entre novembro de 2012 e setembro de 2014. A SHN, sediada em Torres Vedras, tem a seu cargo uma das maiores coleções paleontológicas de vertebrados do Jurássico Superior de Portugal, fruto de quase duas décadas de intervenções na região Oeste de Portugal. A juntar a este acervo, a SHN e a Câmara Municipal de Torres Vedras acolheram em 2008 uma importante coleção paleontológica privada, reunido por José Joaquim dos Santos e Luís Francisco, dois aficionados da Paleontologia.