DENTRO

Exposição dos artistas plásticos Rita Castro Neves e Daniel Moreira

Quando: 
9 de Março de 2019 a 31 de Março de 2019
Onde: 

Laboratório de Química Analítica | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

A instalação para a sala de química analítica do Museu da Politécnica, parte do património da instituição enquanto universo inspiracional e aprofunda a pesquisa da dupla de artistas sobre matéria, natureza, processo e conhecimento, numa instalação de objetos vários e técnicas diversas. Dentro especula sobre a possibilidade de uma visão sobre o interior das coisas: de dentro do museu, a partir de uma tentativa de adentramento das matérias.
No museu, o estudo, o tratamento, a classificação, e o display dos espécimes, enquanto fenómenos impressionantes, simultaneamente, da natureza e da estética, é uma prática de associação do património ao conhecimento. Na Politécnica, como noutros museus, colecionar pedaços da natureza cria paisagens dentro de portas, e sugere imagens mentais aos seus visitantes, ancoradas no conhecido, mas despoletadas pelo desconhecido. O potencial destas paisagens interessa-nos também enquanto forma de criar conhecimento, mais do que do, sobre o mundo.
 

Sobre os artistas

Artistas portugueses que vivem e trabalham no Porto, com percursos expositivos separados, trabalham desde 2015 em colaboração.
Daniel Moreira é licenciado em Arquitetura, iniciando em 2000 um percurso multidisciplinar entre a arquitetura e as artes plásticas.
Rita Castro Neves, após terminar o Curso Avançado de Fotografia do Ar.Co em Lisboa e o Master in Fine Art da Slade School of Fine Art de Londres, inicia uma atividade artística regular, de docência (atualmente na Faculdade de Belas Arte do Porto) e de curadoria (sobretudo na área da performance).

Com Laking, que realizaram em 2015 a convite do espaço artístico finlandês Oksasenkatu 11, iniciam um projeto longo a propósito da representação da paisagem, em que refletem com o desenho, a fotografia e o vídeo, de forma instalada, sobre colaboração artística, diferentes técnicas e culturas artísticas, território, escala e percurso. Mostrando na Galeria Bang Bang (Lisboa, 2016), Galeria Oitavo (Porto, 2017), Fundação José Rodrigues (Porto, 2017), na Sputenik The Window (Porto, 2017), no Museu da Imagem nos Encontros da Imagem de Braga (Braga, 2017), no Colégio das Artes (Coimbra, 2017), Galeria Bolsa de Arte (São Paulo, 2017), no Museu Geológico em Lisboa (Lisboa, 2018) e na Casa – Museu Medeiros e Almeida (Lisboa, 2018). Em agosto de 2017 estiveram em residência artística na Residência Paulo Reis do Ateliê Fidalga em São Paulo, apresentando no final uma exposição individual, e em outubro de 2017 realizaram uma viagem de estudo ao Japão com a Bolsa de Estudo de Curta Duração da Fundação Oriente.

www.danielmoreira.net | www.ritacastoneves.com

Inauguração dia 7 de março, às 18h00.

Exposição de Arte e Ciência