Exposição de Emanuel Cipriano
Sala Azul | Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Sendo a fotografia, já por si, uma prova e uma forma de conservar a imagem de um momento e/ou de algo, neste projeto existe a intenção de conservar, ao detalhe, espécimes de insetos pertencentes à coleção do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, que por sua vez conserva-os de forma intacta e sem contaminação a fim do estudo da ciência natural.
A conservação a que o trabalho Mnemon se dedica é o resultado de inúmeras experiências laboratoriais para a formação das imagens sendo destacada pela forma de impressão das imagens e pelo suporte em que as mesmas se encontram aplicadas e aglomeradas.
Com o uso do processo fotográfico alternativo, dado pelo nome de Impressão em Tecido de Carvão (Carbon Print), em que se realiza impressão por contacto e transferência da imagem para o suporte final, pez louro.
Sendo pez uma matéria derivada de resina, que é visto como um conservante natural que quando fossilizado é considerado um âmbar, as peças que apresento têm como objetivo conservar a imagem de forma pormenorizada de cada espécime fotografada, e assim imortalizar a existência do ser e da espécie.
Desta forma é possível ser observado atraindo curiosidade sobre a ciência natural, expandindo o conhecimento sobre a sua existência física/visual.
Emanuel Cipriano