Variações Naturais

Uma viagem pelas paisagens de Portugal

Quando: 
25 de Novembro de 2020 a 31 de Dezembro de 2023
Onde: 

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

 

Portugal apresenta uma elevada riqueza de paisagens, valores naturais e biodiversidade. Essa diversidade é resultante da interação entre o clima, geologia e relevo, e acompanhada de enorme diversidade cultural. A exposição Variações Naturais dá a conhecer e a sentir esta diversidade, através da representação das principais paisagens e áreas protegidas nacionais, oferecendo aos visitantes uma viagem impossível: conhecer os principais ecossistemas portugueses, “reunidos” em 1200m2. Nesta experiência imersiva, em que todos os sentidos são convocados, os viajantes sobem a uma montanha, descem a uma gruta e mergulham nas profundezas oceânicas. Os visitantes passeiam encontrando plantas, animais e fósseis, escutando lendas e descobrindo relações entre espécies, pessoas e paisagens que vão da simples partilha de um espaço comum à predação, e da culinária à literatura.

A exposição reparte-se por dez áreas principais correspondendo a dez ecossistemas: urbano, montanhoso, florestal (incluindo bosque, montado e estepe), maciços calcários (incluindo grutas), sistemas aquáticos (águas rápidas, águas lentas, paul), estuário, costa arenosa, costa rochosa, oceanos e ecossistemas insulares, com enfoque nos Açores e na Madeira. As áreas da exposição são definidas combinando estruturas cenográficas, fotografia, vídeo e áudio com espécimes e modelos biológicos de mais de 140 espécies.

Ao longo da exposição vão-se identificando, em mapas, os Parques Naturais e outras áreas protegidas onde se encontra cada ecossistema. No final, um expositor interativo permite explorar estas áreas de forma mais detalhada, convidando a visitas reais.
 

Comissariado: Cristina Branquinho

Organização: Câmara Municipal de Lisboa, a Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências e Museu Nacional de História Natural e da Ciência, e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.

 

Exposição inserida na programação Lisboa Capital Verde Europeia 2020.
Mais informações aqui.

 

PROGRAMA DE ATIVIDADES 

VISITAS ORIENTADAS 

Terça-feira, sábado e domingo | 15h00 às 16h00
Mais informações aqui

 

MUSEU ACESSÍVEL 


Visita Orientada em Língua Gestual Portuguesa

5 novembro | 11h30
17 dezembro | 11h30 

Visita Orientada com Audiodescrição 
5 novembro | 15h00
17 dezembro | 15h00 


Sessão descontraída livre
Estas sessões destinam-se a todos os indivíduos e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente que não apresente estímulos audiovisuais excessivos (por exemplo, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiencia intelectual, pessoas com condições do espectro autista, pessoas com deficiências sensoriais ou de comunicação). As exposição é preparada para os horários propostos na tentativa de reduzir os níveis de ansiedade e tornar a experiência mais agradável. 

Sessões descontraídas livres - 10h00 às 13h00
Datas:
16 outubro
20 novembro
18 dezembro

Mais informações aqui.

 

 

MEDIA
TSF online - 24 de novembro de 2020
Rubrica "MINUTO VERDE" - RTP1 - 18 de dezembro 2020

Exposição temporária