Programa Arte, Natureza e Ciência

PROGRAMA ARTE, NATUREZA E CIÊNCIA 
 

ARTISTAS E PATRIMÓNIO E MUSEU

Artistas: José de Guimarães, Julien Greuzet, Sergio Verastegui, Theo Mercier, Susana Gaudêncio, Kiluangi Kia Henda, Mariana Caló e Francisco Queimadela

Produção: Marta Jecu

A exposição lança um convite a artistas contemporâneos para considerarem como o património cultural é transmitido através do museu - como dispositivo de apresentação de informação. O projeto pensa na forma como o museu promove hoje a reapropriação do passado e como a arte contemporânea pode oferecer novas soluções expositivas e novas maneiras de interpretar e visualizar esta informação.

A intenção desta exposição é apresentar diferentes posicionamentos e metodologias de trabalho artístico crítico que reconsideram os contextos complexos que determinam a receção histórica da cultura material através do dispositivo museu. 

A exposição vai ser acompanhada por um programa educativo realizado com membros do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona, incluindo duas conferências em Paris e Arles, e uma publicação. O projeto está integrado e é apoiado pela Temporada França-Portugal 2022.  


Data: fevereiro - março 
21 a 28 de fevereiro - Programa criativo com membros do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona
Local: vários espaços do museu
Preço: incluído no bilhete do Museu

Mais informações sobre a exposição brevemente disponíveis. 

 

A MINA DA PANASQUEIRA

Exposição de Luís Pavão

Exposição de fotografias da Mina da Panasqueira dos anos 70. 


Data: março
Local: Exposição "Jóias da Terra: o minério da Panasqueira"

Preço: incluído no bilhete do Museu
Inscrição prévia: não

Mais informações sobre a exposição brevemente disponíveis. 

 

O PAPEL DO PAPEL, LEMBRAM-SE?

Exposição de João Felino

A proposta de exposição O papel do papel, lembram-se? articula-se em vários momentos propondo um roteiro entre vários espaços no interior do museu, entendidos de certa forma como espaços de circulação. Desde o átrio, passando pela escadaria de acesso ao piso superior sob o enorme retrato da rainha Dona Amélia, até ao corredor sobre o claustro ao corredor da zoologia. A exposição começa por consistir na definição do desenho de uma linha no espaço. No Átrio do museu instalação da peça Memoria do Pendulo de Foucault que esteve montado no local.
 

Data: março 
Local: vários espaços do Museu

Preço: incuído no bilhete do Museu 
Inscrição prévia: não

Mais informações sobre a exposição brevemente disponíveis. 

 

O CORPO DE ALICE 

Exposição de Jorge Barreto Xavier e Alice Joana Gonçalves

Projeto multidisciplinar de fotografia, performance, debate/conversa e redes sociais. Pretende-se fazer uma exposição fotográfica em que a premissa é a pele da Alice, enquanto fronteira e conexão, enquanto elemento que liga mas também que separa. Jorge Barreto Xavier fotografou a pele de Alice Joana Gonçalves que agora poderemos ver exposta.  

Data: fevereiro - março
Local: Museu - Sala Branca Edmée Marques 


Preço: incluído no bilhete do Museu
Inscrição prévia: não

Mais informações sobre a exposição brevemente disponível.