Liliana Póvoas

Liliana Póvoas

Curador Convidado

Liliana Póvoas é licenciada em Geologia pela FCUL e pós-graduada em Museologia pela ULHT. É mestre em Paleontologia dos Roedores do Quaternário. Dedica-se à divulgação da Geologia e à Museologia. Ocupa-se da gestão de colecções geológicas. É autora de artigos e publicações sobre Paleontologia de Roedores, Museologia e divulgação da Geologia.

Liliana Póvoas é licenciada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e prestou provas de acesso à categoria de Assistente de Investigação na área da Paleontologia dos Roedores no Museu Nacional de História Natural onde trabalhou. É pós-graduada em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Tem desenvolvido investigação científica no domínio da Paleontologia dos Roedores do Quaternário nas vertentes da Sistemática das Populações, Paleoecologia e Evolução. Actualmente, a maior parte da sua actividade decorre no âmbito da divulgação científica e da Museologia.

No que respeita à divulgação científica tem proferido conferências, palestras, realizado seminário, participado em acções de formação (é registada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua como formadora na área e domínio A36- Geologia) e orientado visitas de campo de grupos escolares e de diferentes públicos. Tem, também, actividade no âmbito da preservação e musealização de património geológico in-situ.

Tem organizado ou participado na organização de conferências, ciclos de conferências, seminários, encontros, simpósios quer no âmbito da Geologia, quer da Museologia.

No domínio da Museologia tem desenvolvido actividade de programação museológica e de concepção, coordenação e produção de exposições no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Mineralogia e Geologia) e noutras instituições ao abrigo de acordos e protocolos celebrados entre estas e o MNHNC. Tem participado no Serviço de Extensão Pedagógica do Departamento de Mineralogia e Geologia deste museu no âmbito da concepção de Laboratórios Pedagógicos complementares das exposições que aí têm tido lugar e na realização de visitas orientadas e animadas. E, desde que iniciou actividade no Museu (1976), tem estado ligada à gestão de colecções geológicas.

O seu interesse pela História e Filosofia das Ciências levou-a, ainda, a desenvolver alguma actividade neste campo.

É autora de artigos e publicações nos domínios da Paleontologia de Roedores, Museologia e divulgação da Geologia.