Memória da Politécnica: Quatro Séculos de Educação, Ciência e Cultura: O Túmulo de Fernão Telles de Menezes (1530–1605), depois de ter sido redescoberto, volta a ser exposto em local próximo do original, abrindo a exposição Memória da Politécnica – Quatro séculos de Educação, Ciência e Cultura.
Memória da Politécnica
Galeria
Desde o início do século XVII que o local conhecido como “Politécnica”, onde hoje se encontra o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Universidade de Lisboa), alberga ininterruptamente instituições de ensino, ciência e cultura.
A exposição Memória da Politécnica: Quatro Séculos de Educação, Ciência e Cultura pretende contar a história deste local, que ao longo do tempo foi um pólo de intensas trocas de conhecimentos, artefactos e espécimes entre o Oriente e o Ocidente e também de cruzamento de culturas. Por aqui passaram, como alunos e como professores, as mais importantes personalidades da cultura portuguesa, como o Padre António Vieira e São João de Brito.
Na exposição estarão expostas peças de grande interesse histórico como:
-
o magnífico túmulo seiscentista de Fernão Telles de Menezes, fundador do Noviciado da Cotovia, que é pela primeira vez exposto ao público;
-
os quadros setecentistas “Panorama da Cidade de Lisboa antes do terramoto de 1755” e “Visão perspética de Goa”, atualmente no Museu Nacional de Arte Antiga, expostos no local para onde foram concebidos;
-
um raro frontal de altar sino-português do séc. XVIII, bem como relicários, esculturas, paramentaria e missais dos séculos XVII e XVIII, raramente expostos;
-
objetos do Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda, incluindo o quadro a óleo “Ciríaco” (1787);
-
um raro telescópio de mesa setecentista, da autoria do inglês Jesse Ramsden;
-
espécimes do Real Museu das Necessidades, organizado por D. Pedro V;
-
uma carta manuscrita de Charles Darwin ao naturalista português Arruda Furtado, única em Portugal;
- objetos queimados pelo grande incêndio da Faculdade de Ciências, em 1978;
- inúmeras plantas, desenhos, fotografias e manuscritos científicos originais, nunca antes expostos.