Modelo de Embriologia

Objeto do mês de fevereiro 2021

Em 1859, o professor da Escola Politécnica de Lisboa José Vicente Barbosa du Bocage (1823-1907), naturalista português, dedicado ao estudo de espécies zoológicas da fauna portuguesa metropolitana e colonial, fez uma viagem por várias cidades europeias com o objetivo de estabelecer contactos com outros museus zoológicos. Visitou o Museu de História Natural de Madrid, onde conheceu o seu diretor Mariano de Paz Gräells, e Laureano Perez Arcas, Bordeaux, Paris (onde conheceu Émile Deyrolle e os naturalistas do Muséum d’Histoire Naturelle), Strasbourg, Bruxelas, Leiden, Frankfurt e Londres.

Nesta mesma viagem científica Bocage dispôs de orçamento para aquisições de equipamento para o Laboratório de Zoologia, material didático para a 8ª Cadeira (Zoologia e Anatomia Comparada), livros para a biblioteca da Zoologia e novas coleções zoológicas para a Secção Zoológica do Museu. Na Conta geral das despesas dessa viagem, encontra-se a referência à aquisição de um quadro de ovologia, da Maison Dr. Auzoux, por 200 Francos, com a seguinte anotação: “O quadro de ovologia [embriologia] era indispensável. Com ele torna-se possível o estudo elementar de uma parte da fisiologia comparada que tende todos os dias a assumir mais importância e a influir com mais força nas leis que a zoologia geral proclama.” De facto, neste período a embriologia era uma área científica em desenvolvimento e representava conhecimento científico de ponta. O MUHNAC possui uma extensa coleção de painéis didáticos e de modelos tridimensionais científicos, que inclui várias séries de modelos anatómicos e zoológicos produzidos no século XIX pela firma francesa do Dr. Auzoux. A peça do deste mês é um modelo de embriologia e reprodução humana, que representa as diferentes fases de desenvolvimento do óvulo.

Os modelos anatómicos de Louis Thomas Jerôme Auzoux (1797–1880), eram produzidos em massa usando uma receita de papel machê e estruturas em metal, e eram desmontáveis, fáceis de manusear, resistentes e pouco dispendiosos. Permitiam a simulação de dissecações, revelando pormenores da anatomia interna de diversos organismos, uma boa alternativa à recolha e à preparação de espécimes.

 

Modelo de Embriologia Humana | Embryology model

Fabricante | Maker: Maison Auzoux

MUHNAC, UL 010249

Citação | Quote: AHMUL – AHMB DIV 069 (1859) “Conta geral das despesas feitas com a aquisição de várias colecções de Zoologia e anatomia comparada e livros e vários outros objectos para o Gabinete Zoológico da Escola Politécnica e para o Museu de Lisboa.”

 

English version