Sofia Marçal
Funcionário

Museóloga e curadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência desde 2001, onde vem a desenvolver um trabalho de intersecção entre arte e ciência, através de inúmeras exposições, catálogos e conferências.

Secretária da Direção do ICOM Portugal de março de 2020 a março de 2023.

Mestrado em Museologia pela Universidade de Évora em 2004.

Doutorada em Curadoria, ciência das Artes pela FBAUL em 2019.

Membro colaborador do CIEBA (Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes). Técnica superior da Missão de Macau, trabalhando no Departamento de Acção Cultural de março de 1992 a dezembro de 1999.

Foi directora e responsável pela galeria de arte Galeriarmazem de novembro de 2005 a julho de 2007.

Tem uma Menção honrosa do melhor catálogo do ano de 2011 - Sala do Veado Vinte Anos – prémio atribuído pela APOM.

Prémio de mérito profissional na área da museologia, maio de 2023, Prémio atribuído pela APOM.