"Jogos Matemáticos através dos tempos" chega à Guarda

Exposição itinerante patente no Instituto Português do Desporto e Juventude, na Guarda.

Inaugura dia 5 de setembro, na delegação da Guarda do Instituto Português do Desporto e da Juventude a primeira itinerância da Exposição “Jogos Matemáticos através dos Tempos”. Uma exposição inaugurada no Museu Nacional de História Natural e da Ciência em 2008 e que apresenta várias réplicas de jogos de tabuleiro.

Os jogos de tabuleiro são objetos surpreendentes: as suas regras variadas, os seus diversos propósitos e os seus contextos constituem ricos elementos culturais. Nesta exposição viajamos da antiguidade aos nossos dias, visitando alguns dos jogos matemáticos mais fascinantes que a humanidade criou. Acompanham os painéis um conjunto de jogos para os visitantes experimentarem, onde se incluem os selecionados para o próximo Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (no ano letivo 2016/2017, a realizar-se em Guimarães).

A exposição é da autoria do historiador e divulgador da matemática Jorge Nuno Silva e resulta de uma colaboração entre a Associação Ludus, a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, a LuduScience e a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda.