Divulgar o método científico para promover a literacia científica

Nov/09 18:30 - Nov/09 19:30
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

A exposição "Allosaurus: um dinossáurio, dois continentes?" | Conversa com Liliana Póvoas

Quarta, 9 Novembro, 2016 - 18:30 a 19:30
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Desde há três dezenas de anos o Museu Nacional de História Natural e da Ciência tem vindo a trabalhar a temática “Dinossáurios” por esta constituir uma ferramenta estratégica para a compreensão e divulgação da história da Terra e da Vida que transporta. Com base em projetos de investigação sediados no Museu,  procura-se,  através da exposição em título, aproximar os públicos do método científico em Paleontologia de Dinossáurios como via para a promoção da literacia científica. Nesta exposição revela-se o projeto de investigação resultante da inesperada descoberta de Allosaurus fragilis em Portugal. Todo o processo, desde a escavação à exposição, foi desenvolvido pela equipa do Museu. Um estudo de avaliação em curso verificará se os objetivos foram atingidos.

Liliana Póvoas
Liliana Póvoas é licenciada em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pós-graduada em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É mestre em Paleontologia dos Roedores do Quaternário. Dedica-se à divulgação da Geologia e à Museologia. Ocupa-se da gestão de coleções geológicas. É autora de artigos e publicações sobre Paleontologia de Roedores, Museologia e divulgação da Geologia

Sobre as Palestras
Integrado no âmbito das exposições de dinossáurios do MUHNAC, o ciclo de palestras pretende focar diferentes temas relacionados com a paleontologia de dinossáurios e o património paleontológico em Portugal. Estas palestras têm como objetivo divulgar os trabalhos de investigação que têm vindo a ser desenvolvidos sobre as faunas de dinossáurios e de outros vertebrados continentais do Jurássico Superior de Portugal, bem como promover a reflexão e discussão sobre questões relacionadas como a proteção e valorização do património paleontológico.

Atividade destinada ao público em geral

ENTRADA LIVRE

Mais informações sobre a Exposição "Allosaurus: um dinossáurio, dois continentes?", aqui.