"Jogos Matemáticos através dos tempos" na livraria Fabula Urbis

Exposição itinerante do MUHNAC patente na livraria Fabula Urbis

Depois da delegação da Guarda do Instituto Português do Desporto e da Juventude ter recebido a exposição itinerante da Exposição “Jogos Matemáticos através dos Tempos”, chega a vez da livraria Fabula Urbis, em Lisboa.  De 19 de novembro a 15 de janeiro de 2017, não deixe de visitar esta exposição.  Acompanham os painéis um conjunto de jogos para os visitantes experimentarem, onde se incluem os selecionados para o próximo Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM).

Relacionado com esta itinerância foi desenvolvido um conjunto de atividades gratuitas, em que pode participar:

19 de novembro, às 18h00: Inauguração e visita guiada pelo comissário da exposição, Jorge Nuno Silva

27 de novembro, às 17h00: Jogar nas escolas, participando no CNJM, com Anabela Teixeira e Maria Manuel Torres

04 de dezembro, às 17h00: NeoRithmomachia, uma batalha de números, com Tiago Robalo

11 de dezembro, às 17h00: Os jogos das Tabulas, com Tiago Hirth

18 de dezembro, às 17h00: Stomachion, o brinquedo de Arquimedes, com Anabela Teixeira e Natércia Soares

08 de janeiro, às 17h00: Os primeiros jogos de cartas entre nós, com Fernanda Frazão

15 de janeiro, às 17h00: Jogos antigos em Lisboa: uma história que não se repete, com Lídia Fernandes

Aproveite também para visitar a exposição com o mesmo nome que está patente no MUHNAC, desde 2018. Mais informações aqui.

A exposição "Jogos Matemáticos através dos tempos" é da autoria do historiador e divulgador da matemática Jorge Nuno Silva e resulta de uma colaboração entre a Associação Ludus, a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, a LuduScience e a Associação de Jogos Tradicionais da Guarda.