Cabos Submarinos

Percursos de Turismo Sustentável - Património, Ciência e Saúde

Terça, 30 Maio, 2017 - 16:00
Museu das Comunicações

Visita guiada à exposição "O Cabo Submarino num Mar de Conetividades", com Américo Mascaranhas (a confirmar)

Sobre a Exposição: A Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) e a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), inauguraram a exposição O cabo submarino num mar de conetividades, por ocasião das comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, que este ano coincidiu com o 150º aniversário da criação da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Esta mostra, com o Alto Patrocínio de sua Excelência o Presidente da República, realça o importante papel que Portugal tem tido na rede mundial de cabos submarinos, desde 1870, ano em que entrou ao serviço o primeiro cabo telegráfico submarino que ligava Portugal ao Reino Unido. A localização geoestratégica de Portugal e a sua capacidade de inovação foram elementos essenciais para o país ser um ponto de amarração de sistemas internacionais, promovendo e facilitando o tráfego entre os continentes e contribuindo para unir as comunidades.

Ao longo de várias décadas Portugal, atraiu várias companhias de cabo submarino, inglesas, norte-americanas, alemãs e italianas. Hoje, existe mais de meio milhão de quilómetros de cabos submarinos óticos nos 5 oceanos, sendo que Portugal conta com 10 amarrações de sistemas submarinos óticos internacionais. Todo este enorme crescimento da instalação de cabos submarinos e das suas capacidades tem uma explicação: Internet. A Internet, como a conhecemos nos dias de hoje, requer velocidades e capacidades elevadas só possíveis com a transmissão ótica, sendo o cabo submarino a grande autoestrada das comunicações. É por aí que passa 99% do tráfego Internet entre os vários continentes.

É neste contexto, do passado ao presente, que esta exposição pretende dar a conhecer aspetos históricos ligados a esta tecnologia, os seus atuais desenvolvimentos e ainda perspetivar o futuro deste importante sistema de transmissão.

Número limite de inscrições: 25

Ponto de encontro: Museu das Comunicações, R. Do Instituto Industrial 16, 1200-225 Lisboa

Atividade gratuita, mediante inscrição prévia
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Programa Percursos de Turismo Sustentável

Criado no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em parceria com universidades, museus, centros de ciência, associações e sociedades científicas entre outros, o programa Percursos de Turismo Sustentável decorre de maio a dezembro de 2017 e convida todos os interessados a participar num conjunto de visitas e percursos de valorização do património natural e cultural gratuitamente.