A Arte de Cuidar. História da Enfermagem do séc. XVI ao séc. XXI

Sábado, 30 Setembro, 2017 - 14:00
Museu S. João de Deus

Visita guiada com Carmina Montezuma

A exposição apresenta, de forma pedagógica, a evolução da enfermagem em Portugal, dividida em dois períodos. O primeiro aborda a criação régia de redes de assistência na saúde, o conceito de medicina, os principais tratamentos, os profissionais de saúde, destacando a assistência joandeina na saúde civil e militar, desde o séc. XVI até à extinção das Ordens Religiosas, em 1834. O segundo núcleo expositivo, apresenta acontecimentos relevantes para a história da enfermagem desde o séc. XIX até ao séc. XXI, incluindo a fundação de instituições hospitalares e universitárias, descobertas científicas e tratamentos, a par com a evolução histórica da assistência psiquiátrica da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus.

Número limite de inscrições: 30

Ponto de encontro:  Museu S. João de Deus (Estrada do Telhal, 55 2725-588 Mem Martins​)

Atividade gratuita, mediante inscrição prévia
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Programa Percursos de Turismo Sustentável

Criado no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em parceria com universidades, museus, centros de ciência, associações e sociedades científicas entre outros, o programa Percursos de Turismo Sustentável decorre de maio a dezembro de 2017 e convida todos os interessados a participar num conjunto de visitas e percursos de valorização do património natural e cultural gratuitamente.