Arte e Filatelia; Arquivo Histórico e Iconográfico

Percursos de Turismo Sustentável - Património, Ciência e Saúde

Segunda, 23 Outubro, 2017 - 15:00
Museu das Comunicações

Visita guiada às Coleções de Arte e Filatelia e ao Centro de Documentação e Informação, com Fátima Santos Marques e Dina Grácio * a confirmar

Sobre as Coleções de Arte e Filatelia: Esta área do Património Museológico integra nas Coleções peças filatélicas datadas desde o século XVI até à atualidade, que testemunham a História da Filatelia em Portugal: Selos, Inteiros Postais, Desenhos Originais, Marcas Postais, Obliterações Postais, Bilhetes Postais Máximos, Medalhas e Moedas, Diplomas Certificados e Prémios e produtos editados pelos CTT. Património Artístico:

Conjunto de obras de pintura, serigrafia, gravura, litografia, escultura, tapeçaria e vitral, executados por inúmeros artistas portugueses e estrangeiros adquiridos pelos CTT e pela Fundação Portuguesa das Comunicações. Para saber mais consulte www.fpc.pt

Sobre o Centro de Documentação e Informação: O Centro de Documentação e Informação gere todo o património documental da Fundação, que inclui o Arquivo Histórico, o Arquivo Iconográfico e a Biblioteca, disponibilizando-o a investigadores internos e externos da História das Comunicações, especialmente a alunos e docentes universitários.

O Centro de Documentação e Informação coordena a aquisição, o tratamento e a divulgação dos acervos histórico, iconográfico e bibliográfico. É também responsável pela feitura de originais, textos e guiões de apoio às exposições do Museu das Comunicações e de outros eventos culturais e científicos promovidos pela Fundação, ou em que esta seja convidada a participar.

O Arquivo Histórico integrado no património documental do Centro de Documentação e Informação da Fundação quando esta foi criada, em 1997, fazia parte do Museu dos CTT. O acervo documental do Arquivo Histórico insere-se na História das Comunicações de Portugal e engloba fundos provenientes da Administração Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones, Anglo-Portuguese Telephone e APT/TLP. Os testemunhos da evolução dos serviços de correios e telecomunicações estão bem patentes na documentação administrativa e técnica deste acervo, ilustrando a sua prática institucional, principalmente a partir do século XIX.

O acervo Iconográfico é composto de documentação iconográfica diversificada da extinta empresa CTT Correios e Telecomunicações de Portugal. A temática assenta fundamentalmente nos correios e telecomunicações, e nas comunicações em geral, num total de 35 000 unidades distribuídas por coleções de fotografias, diapositivos, mapas, gravuras, cartazes, desenhos e videocassetes.

Datados de finais do século XIX até ao século XXI, estes documentos testemunham a evolução do sector, o aparecimento de novos meios de comunicação, a criação e desenvolvimento de serviços nas áreas da exploração postal e das telecomunicações e as inovações tecnológicas.

Número limite de inscrições: 8

Ponto de encontro:  Museu das Comunicações (R. Do Instituto Industrial 16, 1200-225 Lisboa)

Atividade gratuita, mediante inscrição prévia
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Conheça os percursos a decorrer durante o mês de outubro aqui.

Programa Percursos de Turismo Sustentável

Criado no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em parceria com universidades, museus, centros de ciência, associações e sociedades científicas entre outros, o programa Percursos de Turismo Sustentável decorre de maio a dezembro de 2017 e convida todos os interessados a participar num conjunto de visitas e percursos de valorização do património natural e cultural gratuitamente.