Cerca Velha de Lisboa

Jul/29 10:00

Percursos de Turismo Sustentável - Património, Ciência e Saúde

Sábado, 29 Julho, 2017 - 10:00

Visita orientada por Manuela Leitão e Vasco Leitão.

Percurso ao longo do perímetro da muralha que delimitou e defendeu a cidade, desde a época medieval islâmica até à construção da Cerca Fernandina (1373-1375), altura em que foi parcialmente desativada. Percorria a encosta Sul da colina de S. Jorge, onde a influência do seu traçado continua percetível na malha urbana que chegou aos nossos dias.
A investigação arqueológica tem, no entanto, comprovado a coincidência pontual deste traçado com o das muralhas de época romana. É um percurso pela cidade marcado por vestígios e memórias que nos transportam para outras cidades, ao longo de cerca de 1500 anos.

Número limite de inscrições: 20

Ponto de encontro: Rua do Chão da Feira, Lisboa (junto ao Totem nº1 – sinalética informativa de apoio ao percurso)​

Observação: Percurso acidentado, não aconselhável a pessoas com mobilidade condicionada. Recomenda-se o uso de calçado adequado.

Nota: Existe uma segunda sessão agendada para as 14H30.

Atividade gratuita, mediante inscrição prévia
geral@museus.ulisboa.pt | 213 921 808

Programa Percursos de Turismo Sustentável

Criado no âmbito das celebrações do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento em parceria com universidades, museus, centros de ciência, associações e sociedades científicas entre outros, o programa Percursos de Turismo Sustentável decorre de maio a dezembro de 2017 e convida todos os interessados a participar num conjunto de visitas e percursos de valorização do património natural e cultural gratuitamente.