I Seminário Nacional de Conservação de Coleções Científicas

Inscrições a decorrer até 22 de junho

Quinta, 28 Junho, 2018 - 09:30 a 18:00
Anfiteatro Manuel Valadares | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

As coleções e património da ciência são gerados, na sua larga maioria, fora do radar institucional dos museus, em escolas, universidades, centros e laboratórios de investigação e hospitais, entre outros. Este panorama torna, desde logo, a sua salvaguarda complexa e vulnerável. Para além disso, existem aspetos específicos associados à conservação e restauro de coleções e património científico, que importa discutir no contexto dos profissionais.

Assim, o MUHNAC organiza, com o apoio da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP), a primeira edição do Seminário Nacional Conservação de Coleções Científicas (CCC) no dia 28 de junho de 2018, convidando todos os profissionais, investigadores e demais interessados para uma ampla reflexão sobre práticas, aspetos teóricos e novas tecnologias aplicadas à conservação de coleções e património científico.

Serão apresentadas comunicações de profissionais de diferentes áreas que atuam na preservação de património científico. Serão também apresentados exemplos de boas práticas de valorização de coleções científicas fora do contexto museológico.

O I Seminário contará ainda com a apresentação do projeto de três laboratórios avançados em conservação, taxidermia e preservação de jardins botânicos no âmbito do PRISC (Portuguese Research Infrastructure of Scientific Collections), terminando com um debate sobre a formação para a conservação e restauro de património científico.

Entrada gratuita, mas sujeita a inscrição.

Inscrições: geral@museus.ulisboa.pt até 22 de junho de 2018.