2018 Ano Europeu do Património Cultural

O ano de 2018 foi proclamado o Ano Europeu do Património Cultural pela União Europeia. Ao longo do ano decorrerá uma campanha global de consciencialização para a importância do Património Cultural nos vários setores da sociedade.

Sob o mote “Património: onde o passado encontra o futuro”, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-ULisboa) junta-se a esta grande iniciativa e propõe um programa cultural de incentivo à descoberta do património português.

ROTEIROS DO CONHECIMENTO (1ª edição) | 18 de Maio a Dezembro
Sucessor do programa Percursos de Turismo Sustentável, o MUHNAC-ULisboa apresenta um novo e mais alargado programa gratuito de percursos temáticos e de valorização da Cultura, numa estreita parceria com entidades públicas e privadas detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

CONGRESSO “CIÊNCIA, CULTURA E TURISMO SUSTENTÁVEL” | 26 e 27 de novembro 2018
Encontro de cariz científico sobre os temas da Ciência, Cultura e Turismo Sustentável, com o intuito de promover um debate amplo e aberto sobre os seus desafios e perspetivas na sociedade portuguesa contemporânea. Submissão de trabalhos até 8 de outubro de 2018.

1ª EDIÇÃO DO CONCURSO ANUAL DE FOTOGRAFIA EM HISTÓRIA NATURAL E CIÊNCIA | 2018
O MUHNAC-ULisboa promove pela primeira vez um concurso de fotografia difundindo a Natureza e a Ciência em Portugal e nos países Africanos de língua oficial portuguesa que irá resultar numa exposição de fotografia dedicada à valorização do património natural e cultural. (Informações, regulamento e inscrições).

DIAS COMEMORATIVOS

18 de abril | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Programa de visitas à exposição da Memória, Laboratorio Chimico e Jardins Botânicos.

19 de abril | Celebração do Dia Mundial da Terra | 60 Minutos de Ciência com o Doutor João Mata, Instituto Dom Luiz/Faculdade de Ciências da ULisboa.

28 de abril | As simetrias da Calçada Portuguesa | Percurso de promoção e valorização da Calçada Portuguesa, património urbano da cidade de Lisboa.

17 de maio | Celebração do Dia Internacional da Biodiversidade | 60 Minutos de Ciência com a Doutora Patrícia Tiago, Biodiversity4All

18 de maio | Dia Internacional dos Museus | Visita aos bastidores do Museu – Reservas | Lançamento da I Edição dos Roteiros do Conhecimento

19 de maio | Noite dos Museus | Programa de atividades desenvolvido pelo Serviço Educativo do MUHNAC-ULisboa e projetos parceiros

23 de junho | Festa no Museu/Feira das Ciências | A Ciência ao serviço do Desenvolvimento Sustentável
Programa composto por atividades de divulgação científica e de apresentação de projetos científicos que procuram responder aos desafios do Desenvolvimento Sustentável em colaboração com entidades parceiras.
Cerimónia pública da entrega de prémios da 1ª Edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência.

20, 21 e 22 de setembro | Jornadas Europeias do Património

novembro/dezembro | 1ª Exposição Anual de Fotografia em História Natural e Ciência
Exposição das melhores fotografias submetidas na "1ª Edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência".

24 de novembro | Celebração do Dia Nacional da Cultura Científica