2018 Ano Europeu do Património Cultural

O ano de 2018 foi proclamado o Ano Europeu do Património Cultural pela União Europeia. Ao longo do ano decorrerá uma campanha global de consciencialização para a importância do Património Cultural nos vários setores da sociedade.

Sob o mote “Património: onde o passado encontra o futuro”, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC-ULisboa) junta-se a esta grande iniciativa e propõe um programa cultural de incentivo à descoberta do património português.

ROTEIROS DO CONHECIMENTO (1ª edição) | 18 de Maio a Dezembro
Sucessor do programa Percursos de Turismo Sustentável, o MUHNAC-ULisboa apresenta um novo e mais alargado programa gratuito de percursos temáticos e de valorização da Cultura, numa estreita parceria com entidades públicas e privadas detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública.

CONGRESSO “CIÊNCIA, CULTURA E TURISMO SUSTENTÁVEL” | 26 e 27 de novembro 2018
Encontro de cariz científico sobre os temas da Ciência, Cultura e Turismo Sustentável, com o intuito de promover um debate amplo e aberto sobre os seus desafios e perspetivas na sociedade portuguesa contemporânea. Submissão de trabalhos até 8 de outubro de 2018.

1ª EDIÇÃO DO CONCURSO ANUAL DE FOTOGRAFIA EM HISTÓRIA NATURAL E CIÊNCIA | 2018
O MUHNAC-ULisboa promove pela primeira vez um concurso de fotografia difundindo a Natureza e a Ciência em Portugal e nos países Africanos de língua oficial portuguesa que irá resultar numa exposição de fotografia dedicada à valorização do património natural e cultural. (Informações, regulamento e inscrições).

DIAS COMEMORATIVOS

18 de abril | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios | Programa de visitas à exposição da Memória, Laboratorio Chimico e Jardins Botânicos.

19 de abril | Celebração do Dia Mundial da Terra | 60 Minutos de Ciência com o Doutor João Mata, Instituto Dom Luiz/Faculdade de Ciências da ULisboa.

28 de abril | As simetrias da Calçada Portuguesa | Percurso de promoção e valorização da Calçada Portuguesa, património urbano da cidade de Lisboa.

17 de maio | Celebração do Dia Internacional da Biodiversidade | 60 Minutos de Ciência com a Doutora Patrícia Tiago, Biodiversity4All

18 de maio | Dia Internacional dos Museus | Visita aos bastidores do Museu – Reservas | Lançamento da I Edição dos Roteiros do Conhecimento

19 de maio | Noite dos Museus | Programa de atividades desenvolvido pelo Serviço Educativo do MUHNAC-ULisboa e projetos parceiros

23 de junho | Festa no Museu/Feira das Ciências | A Ciência ao serviço do Desenvolvimento Sustentável
Programa composto por atividades de divulgação científica e de apresentação de projetos científicos que procuram responder aos desafios do Desenvolvimento Sustentável em colaboração com entidades parceiras.

15 e 16 de setembro | Participação no Festival 'Estes Romanos Estão Loucos' | Museu de Lisboa-Teatro Romano

20, 21 e 22 de setembro | Jornadas Europeias do Património

24 de novembro | Celebração do Dia Nacional da Cultura Científica | Inauguração da 1ª Exposição Anual de Fotografia em História Natural e Ciência​Exposição das melhores fotografias submetidas na "1ª Edição do Concurso Anual de Fotografia em História Natural e Ciência".