Gestão e Ecologia do Fogo: uma solução Contra os Incêndios?

Jun
21
Jun/21 17:30
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência

60 Minutos de Ciência com Francisco Castro Rego

Quando: 
Quinta, 21 Junho, 2018 - 17:30
Onde: 
Sala Vandelli | Museu Nacional de História Natural e da Ciência
O Fogo é apresentado nas suas vertentes menos conhecidas. As espécies florestais portuguesas e as suas adaptações ecológicas ao fogo. Será o Fogo uma surpresa para os nossos ecossistemas? O Pinheiro, o Eucalipto e o Sobreiro. O que conhecemos da sua ecologia? Como podemos gerir as nossas florestas num ambiente com fogo? Que novos desafios criam as alterações climáticas? O futuro da nossa floresta e das interfaces urbano-florestais.
 
Sessão incluída no programa “Ciência e património: Cidades do futuro?”, preparatório da Noite Europeia dos Investigadores (28 set 2018).
 
 
Breve nota biográfica sobre o orador: Francisco Castro Rego é Professor Associado do Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Universidade de Lisboa. Foi Presidente do ISA, Director da Estação Florestal Nacional, Presidente do Instituto Florestal Europeu, e Director Geral dos Recursos Florestais. Foi coordenador do maior projecto Europeu na área dos Fogos Florestais (o FIRE PARADOX). É coordenador do Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves e sub-Director do InBIO. Fez parte da Comissão Técnica Independente que analizou os incêndios de 2017. É actualmente presidente da Associação Natureza Portugal, associação filiada na WWF. É actualmente Professor de Ecologia da Paisagem com colaborações na Universidade de Idaho (EUA) onde tem colaborado no ensino e investigação.
 
 
3ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30, com lugar no MUHNAC-ULisboa e no Edifício Caleidoscópio, no Jardim do Campo Grande em meses alternados. 
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-ULisboa), do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra (MPT-UNESCO) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.